Governador vai decretar situação de emergência em municípios mais afetados
O governador Renan Filho anunciou, na tarde deste sábado (27), que vai decretar situação de emergência nos municípios mais afetados pelas fortes chuvas que atingem o Estado e já causaram deslizamentos de barreiras, elevação de rios e alagamentos na capital e interior.
Serão incluídas no decreto a capital Maceió e Marechal Deodoro, na região Metropolitana. Outros municípios estão sendo monitorados e, de acordo com as avaliações, podem passar a integrar o decreto, a exemplo do Pilar, no Vale do Paraíba, e de Jacuípe, na região Norte de Alagoas.
“A situação é de emergência, mas estamos preparados para fazer os enfrentamentos. Já contactei o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, como forma de estarmos todos juntos, colaborativamente, enfrentando essa situação de emergência em virtude das fortes chuvas que se abateram sobre o Estado”, declarou o governador.
Durante a tarde, Renan Filho esteve reunido, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, com secretários estaduais, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros (CB), coronel Adriano Amaral, e o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Melo.
Na ocasião, o governador discutiu o panorama das chuvas no Estado e decidiu pela decretação da situação de emergência. Conjuntamente, ele também estabeleceu as medidas de socorro às vítimas, assistência e recuperação das áreas afetadas. Segundo o coronel Adriano Amaral, o CB mobilizou 70 homens na capital e outros 70 no interior.
Em Maceió, foram socorridas 37 pessoas e registrados quatro óbitos em soterramentos ocorridos em grotas da capital. Quatro vítimas permanecem desaparecidas na grota de Santo Amaro. No interior, oito pessoas foram socorridas e nenhum óbito registrado até o momento. Em Marechal Deodoro, 250 famílias estão desabrigadas e vão receber, ainda neste sábado, água mineral, cestas básicas e material de higiene e limpeza.
O ponto para entrega de donativos é a sede da Cruz Vermelha, que fica em frente ao Maceió Shopping.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
