Geral

[Vídeo] Chuva preocupa Defesa Civil e em algumas cidades população teme enchentes

Por 7 Segundos Maceió 26/05/2017 18h06
[Vídeo] Chuva preocupa Defesa Civil e em algumas cidades população teme enchentes
Rios na Zona da Mata diminuíram o nível - Foto: Cortesia

O governo de Pernambuco, através da Defesa Civil (DC) daquele estado, doou a co-irmã de Alagoas colchões, lençóis e travesseiros que devem ser entregues as famílias alagoanas desabrigadas pela chuva.

A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Melo, do Corpo de Bombeiros (CB).

Os donativos devem chegar a Maceió no domingo (28), após representantes da DC alagoana viajarem até Recife (PE) para providenciarem o transporte.

O oficial confirmou que em algumas localidades em Alagoas o nível dos rios, embora continuem altos, demonstram não oferecer perigo eminente.

Na cidade de União dos Palmares, na Zona da Mata, o Rio Mundaú, nesta sexta-feira, apresentou estabilidade.  

Em Branquinha, Murici e São José da Lage, apesar da chuva desta tarde, a situação também é de aparente normalidade.

O major garantiu ainda que em todas as cidades ribeirinhas existem equipes de plantão do Corpo de Bombeiros (CB) que monitoram os rios diversas vezes ao dia.

Por outro lado a construção de uma barragem em uma fazenda no município de Pindoba, está despertando a atenção da Defesa Civil, após moradores alertarem sobre o risco de rompimento.

O acesso ao município através da BR-316 está alagado e segundo o coordenador da DC, os motoristas devem usar a AL-110, no município de Viçosa. Ele adiantou que neste sábado (27)  engenheiros do órgão iram até Pindoba para verificarem se existe algum perigo para os moradores.

Também é preocupante a situação no Povoado Ouricuri, Zona Rural de Atalaia, que continua isolado desde a madrugada desta sexta quando os córregos e riachos da localidade transbordaram. A Prefeitura do município estima que cerca de 4 mil pessoas permanecem isoladas.

O major também falou sobre a situação da ponte do acesso a cidade de São Luís do Quitunde,  Região Norte de Alagoas. Parte da rodovia foi interditada após a erosão em uma das cabeceiras. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL) foram instruídas para permanecerem no local fazendo a sinalização.

No final da tarde, servidores da Prefeitura de São Miguel dos Campos, na Grande Maceió, pediram ajuda a DC após o rio que corta a cidade subir de nível e invadir humildes casas – a maioria barracos – construídos as margens do São Miguel. Todos foram retirados dos imóveis.    

Em Marechal Deodoro, onde cerca de 200 famílias ficaram desabrigadas, a Defesa Civil, colocou algumas das familías em barracas. 

Na cidade de Igreja Nova um açude se rompeu nesta sexta-feira e várias ruas foram tomadas de lama. A água derrubou um muro e as residências foram invadidas pela água barrenta.

Em Palmeira dos Índios escolas localizadas em três Povoados tiveram as aulas suspensas. Devido a forte chuva as estradas ficaram intransitáveis e os ônibus que fazem o transporte de alunos e professores não tiveram como chegar as unidades escolares.