Incêndio em prédio de 27 andares deixa mortos e feridos em Londres
Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial de 27 andares na região oeste de Londres nesta quarta-feira (14), deixando mortos e feridos. As chamas já foram controladas, mas os bombeiros continuam trabalhando no local. O fogo começou no princípio da madrugada, por volta das 21h15 no horário de Brasília.
Uma porta-voz da Brigada de Incêndio londrina, Dany Cotton, confirmou à imprensa no início da manhã que já se constatou haver várias pessoas mortas dentro do prédio, embora ainda não seja possível estimar quantas, devido à complexidade do caso. Ela disse nunca ter visto algo parecido em seus 29 anos no corpo de bombeiros.
Vários moradores, no entanto, foram retirados com ferimentos diversos, sendo alguns com intoxicação pela fumaça. Ao menos 50 estariam sendo atendidos em cinco hospitais.
À imprensa, testemunhas informam terem visto, mais cedo, pessoas se jogando pelas janelas ou gritando por socorro no interior do prédio, de 120 apartamentos. Alguns teriam tentado escapar por meio de cordas improvisadas com roupas do corpo e de cama.
Toby Melville/ReutersHomens da Brigada de Incêndio de Londres trabalham no combate às chamas em prédio
Os bombeiros foram chamados por volta da 01h15 local - o que leva a crer que muitas pessoas dormiam quando o fogo começou.
A Brigada de Incêndio informou no Twitter que o fogo teria começado no 2º andar e se expandido em pouco tempo até o último piso da torre, a Grenfell Tower, situada no bairro de North Kensington, nas proximidades de Notting Hill. A causa ainda é desconhecida.
Uma parte lateral do prédio não chegou a ser atingida em sua totalidade - motivo pelo qual moradores de alguns andares mais altos puderam escapar pelas escadarias, como foi o caso de uma moradora do 15º andar que, em entrevista à CNN, disse ter conseguido deixar o prédio com o marido e a filha. Ela reclamou, no entanto, que nenhum alarme de incêndio foi disparado, dificultando a reação por parte dos moradores.
O jornal "The Guardian" informa que alguns moradores da torre foram levados para um centro comunitário, onde receberam água, cobertores e outros suprimentos básicos. Outros estão sendo acomodados em casas de moradores das redondezas.
A Igreja de São Clemente, bem próxima ao local, também abriu suas portas para receber pessoas que conseguiram deixar o prédio logo no início do incêndio ou que foram evacuadas pelos bombeiros.
A polícia disponibilizou um número de emergência (0800 0961 233), que visa fornecer informações a familiares de moradores.
Quarenta veículos e 200 homens da Brigada de Incêndio, sendo 14 unidades de resgate e salvamento, foram empregados desde o início no combate às chamas no edifício, construído em 1974. Também há veículos do Serviço de Ambulância de Londres, que emitiu nota no Twitter em nome do diretor de operações, Stuart Crighton, dizendo que estão sendo empregados inúmeros recursos, incluindo pessoal da Equipe de Resposta de Área Perigosa, especialmente treinada para casos como este.
"Os bombeiros usam aparelhos de respiração e estão trabalhando extremamente duro em condições muito difíceis para enfrentar esse incêndio. Este é um incidente grande e muito sério e implantamos inúmeros recursos e aparelhos especializados", informou um comissário dos bombeiros, Dan Daly, à rede CNN.
Segundo uma produtora da emissora, Salma Abdelaziz, a cena é "aterrorizante". "Os pedaços do edifício estão caindo em chamas", disse ela.
Reprodução/Google MapsMapa da localização da Grenfell Tower, atingida por incêndio, em Londres
O escritor e ator britânico Tim Downie, que mora na região, relatou cenas de "horror". "O prédio foi tomado inteiro pelas chamas. É uma questão de tempo até que desabe".
A polícia iniciou a evacuação de residências vizinhas ameaçadas pelo enorme incêndio, constatou um jornalista da agência AFP no local.
Já estive em londres, e nao se dorme tranquilo em um hotel/prédio distante do centro, tem se a impressao que; ou vai desabar ou incendiar se de tao antigos !
5 horas atrás
Quem estava dormindo dificilmente teve tempo de fugir. É muito importante entender porque tal incêndio aconteceu, tendo sido provocado ou não, para prevenir outras tragédias como essa no futuro.