Universidade inaugura museu no povoado Ilha do Ferro
O Espaço abriga produções artísticas de escultores e bordadeiras da comunidade.

Essa quinta-feira (15) foi um dia de festa no povoado Ilha do Ferro, a cerca de 20 km do município de Pão de Açúcar (AL). Com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, foi inaugurado o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, uma iniciativa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
O Espaço abriga produções artísticas de escultores e bordadeiras da comunidade. "Nesses 200 anos de Alagoas, esse espaço servirá de ponte para um futuro ainda melhor e eternizará o nome do artesão Fernando Rodrigues. O artesanato, os trabalhos em madeira, o Boa Noite, a pintura, toda a produção da Ilha do Ferro é conhecida mundialmente", afirmou Renan Filho, acrescentando ser, ao lado da primeira-dama, Renata Calheiros, um entusiasta da produção artística da comunidade.
Em seu discurso o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, destacou a relevância da produção artística local e a necessidade do poder pública e da sociedade permanecerem atentos à valorização do fazer dos artistas da Ilha do Ferro. “Acredito na possibilidade de uma comunidade como esta ser espelho e farei de tudo para sua visibilidade, para sua continuidade. Quem me conhece de perto e não dos palanques acadêmicos, sabe do que estou falando”, afirmou.
O prédio foi doado pela Prefeitura de Pão de Açúcar, através da lei municipal n° 456, de 13 de outubro de 2015. O projeto conta com a colaboração do arquiteto Rafael Brandão, da museóloga Carmen Lúcia Dantas, do curador Paulo Gomes - presentes à solenidade - e o apoio da Galeria Karandash.
O prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida, anunciou que o poder Executivo municipal incentivará o turismo na região, disponibilizando um catamarã aos sábados e domingos para fazer o transporte de turistas. Na ocasião, ele ainda sancionou a lei que transforma a Ilha do Ferro em patrimônio material e imaterial da cidade.
Para o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, os recursos investidos no Espaço de Memória são uma forma de interiorizar ações focadas na disseminação e valorização do saber do povo alagoano. “É extremamente estratégico para nós porque estamos investindo não somente em cultura, mas em conhecimento popular. Conhecimento popular também tem ciência e tecnologia”, explicou.
Os artistas locais cumprimentaram o reitor da Uneal pela realização da obra. “Estamos muito felizes”, declarou Aberaldo Lima, um dos mais renomados artistas populares do Brasil, residente da Ilha do Ferro.
A solenidade de inauguração foi assistida por uma multidão, entre moradores, artistas da Ilha, intelectuais, autoridades alagoanas, estudantes e servidores da Uneal.
Veja também
Últimas notícias

Mano Walter surpreende fiéis ao visitar capela em assentamento em Delmiro Gouveia
![[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro](https://img.7segundos.com.br/wumuxzgZl1M7HFOYAFdqwZNDKF8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-08-06-184356.png)
[Vídeo] Influenciador Kel Feretti deixa presídio após sete meses cumprindo pena por estupro

Prefeitura de Palmeira empossa aprovados na 2ª convocação do concurso público

Hemoal leva equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta-feira

Ronaldo Lessa participa de reuniões estratégicas com Lula, Alckmin e Haddad em Brasília

Teca Nelma confirma presença da primeira-dama Janja e Ministra Anielle Franco em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
