Iteral dialoga com assentados do município de Igreja Nova
Encontro serviu para orientar sobre a renegociação da dívida do crédito e a substituição imediata daqueles que abandonaram os lotes
O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) fortaleceu nessa sexta-feira (16) a campanha Inadimplência Zero, desta vez, no município de Igreja Nova, localizado na região do Baixo São Francisco. Na ocasião, a prefeitura municipal cedeu a Escola Ladislau da Silva, no povoado Jenipapo, para a realização da atividade.
Estiveram presentes a equipe técnica do Iteral, membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igreja Nova, a empresa de assistência técnica Êxodo, e os representantes das 72 famílias do Assentamento São João Batista (Fazenda Boa Sorte) que são beneficiários desde 2007 do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, iniciou a reunião destacando que a mobilização serve para destacar a importância da Lei Federal nº 13.340/2016, que autoriza até 29 de dezembro de 2017 a liquidação e a renegociação de dívidas originárias de operações de crédito rural e das dívidas contraídas no âmbito do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e do Acordo de Empréstimo 4.147-BR, inscritas ou encaminhadas para inscrição em dívida ativa da União. O desconto varia de 40 a 95%, de acordo com a data do contrato de aquisição do crédito rural e a região.
“Estamos seguindo a orientação do Governador Renan Filho, que é de passar em nos assentamentos do crédito fundiário para orientar os agricultores familiares, só assim, teremos a liquidação das dívidas e a efetivação da posse definitiva dos lotes. Mas também, precisamos fazer a substituição imediata daqueles agricultores que abandonaram ou venderam irregularmente os lotes, e colocar pessoas que realmente tenham o compromisso. Esse é um momento ímpar e não pode perder a oportunidade de conquistar esse patrimônio”, exaltou Jaime Silva.
Para o presidente do assentamento, José dos Santos Lima (conhecido por Giseldo), a renegociação da dívida representa uma conquista e a possibilidade de realizar novos investimentos.
“Esse projeto vem em boa hora para a agricultura familiar, porque contribui para o homem do campo permanecer no campo. Com esse bônus de 85% para a nossa região, a gente tem que abraçar a causa, fazer um esforço para liquidar as contas, só assim poderemos fazer novos projetos e ter realmente a propriedade sem dever nada a ninguém. Com a quitação, vamos realizar um sonho e podemos investir mais, porque nós temos uma área boa para a criação de animais e temos como fazer a piscicultura”, mencionou.
O assentado Emanuel Silvestre dos Anjos possui um dos lotes mais acidentados, mas não mede esforços para realizar corretamente o pagamento das parcelas do crédito fundiário.
“Com o crédito ajudou na reforma da cerca e de um barreiro para melhorar o meu lote. Todo ano eu vendo um boi para pagar a parcela, e com a renegociação será melhor, porque não teremos mais despesas, vamos poder investir em outras coisas e crescer mais”.
Parcerias
Para o trabalho de conscientização dos agricultores, o Iteral conta com o apoio do Banco do Nordeste, Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag) e os sindicatos rurais. As próximas etapas da campanha ‘Inadimplência Zero’ ocorrerão nos municípios de Joaquim Gomes, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Delmiro Gouveia e Canapi.
O PNCF é um instrumento de democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar; e no Estado de Alagoas, são mais de 3 mil famílias beneficiadas que recebem o acompanhamento do Governo de Alagoas.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
