Arapiraca

[Vídeo] Buracos comprometem acesso à barragem da Vila Bananeiras

Risco de acidentes aumenta a cada inverno

Por 7 Segundos Arapiraca 22/06/2017 14h02
 [Vídeo] Buracos comprometem acesso à barragem da Vila Bananeiras
Buracos no acesso ao povoado Bananeiras preocupam moradores - Foto: Josival Meneses/7 Segundos

O acesso ao povoado Bananeiras, comunidade situada em Arapiraca, está comprometido por conta de problemas no asfalto da rodovia inaugurada em 2008. Com menos de dez anos de uso, a pista apresenta buracos que só aumentam, em tamanho e quantidade, a cada inverno.

O risco de acidentes para condutores e passageiros dos veículos preocupa moradores da Vila Bananeiras e qualquer pessoa que precise trafegar os 2,7 km do acesso pavimentado a partir da rodovia AL 110. O trecho mais perigoso é o que fica sobre a barragem porque um acidente pode levar os envolvidos para dentro do reservatório da barragem, conforme revela a servidora aposentada e ambientalista Marluce Magalhães ao 7 Segundos.

“As pessoas que moram aqui já sabem onde estão os buracos e passam devagar, desviando deles, mas quem não é da Vila Bananeiras não sabe dessa situação que piora muito à noite por causa da redução da visibilidade”, explica a líder comunitária.

Marluce Magalhães teme ainda um problema mais grave, como o rompimento da barragem. A água acumulada nos buracos da pista pode estar se infiltrando dentro do ‘paredão’ da barragem onde o Rio Piauí desagua, causando danos estruturais.

“Nós gostaríamos que o pessoal da Defesa Civil Municipal e Estadual viesse até aqui para fazer uma inspeção na Barragem da Bananeiras, emitindo um laudo sobre a condição do reservatório. É um trabalho de prevenção que pode evitar a ocorrência de uma tragédia”, explica a ambientalista.