Arapiraca

Arapiraca recebe menção honrosa por experiência na Mostra Brasil Aqui Tem SUS

Por Assessoria 15/07/2017 11h11
Arapiraca recebe menção honrosa por experiência na Mostra Brasil Aqui Tem SUS
Arapiraca, capital do Agreste de Alagoas - Foto: Divulgação

A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em Uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria de Lousanny Rocha e coautoria de Evandro Melo foi premiada nesta sexta-feira (13), apresentada na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. 

O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber prêmio internacional de saúde em Brasília pela Organização Pan Americana de Saúde /OMS - Organização Mundial de Saúde e Conselho Nacional de  Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)/ Fundo de População das Nações Unidas. "Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousany. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) pela escolha do nosso trabalho e todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca",  ressaltou.

O projeto trata da participação do homem no pré-natal e diante da experiência realizada constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez. A adesão do pai foi bastante significativa, sendo que 68% participaram do pré-natal do parceiro.

Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programa de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, criança e de idosos, informando sobre a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais gravídicos como forma de atrai-los para as consultas de pré-natal e grupos.

A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.