Arapiraca recebe menção honrosa por experiência na Mostra Brasil Aqui Tem SUS
A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em Uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria de Lousanny Rocha e coautoria de Evandro Melo foi premiada nesta sexta-feira (13), apresentada na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.
O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber prêmio internacional de saúde em Brasília pela Organização Pan Americana de Saúde /OMS - Organização Mundial de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)/ Fundo de População das Nações Unidas. "Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousany. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) pela escolha do nosso trabalho e todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca", ressaltou.
O projeto trata da participação do homem no pré-natal e diante da experiência realizada constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez. A adesão do pai foi bastante significativa, sendo que 68% participaram do pré-natal do parceiro.
Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programa de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, criança e de idosos, informando sobre a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais gravídicos como forma de atrai-los para as consultas de pré-natal e grupos.
A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.
Veja também
Últimas notícias
PF faz operação para apurar suspeita de vazamento de dados de autoridades
Motorista embriagado avança sinal vermelho, provoca acidente deixa uma pessoa ferida em Maceió
Fim do contrato com a Unimed ameaça funcionamento da maternidade da Santa Casa em Maceió
Mulher esconde arma de companheiro para evitar ataque e homem acaba em Maceió
Mulher tem dedo fraturado e cabeça ferida após ser agredida com capacete em Paripueira
Homem é preso após arrombar porta de casa e causar dano em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
