Arapiraca recebe menção honrosa por experiência na Mostra Brasil Aqui Tem SUS
A experiência Impacto da Implementação do Pré-Natal do Parceiro em Uma Unidade Básica de Saúde de Arapiraca, de autoria de Lousanny Rocha e coautoria de Evandro Melo foi premiada nesta sexta-feira (13), apresentada na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília.
O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, afirmou que o município se destacou ao receber prêmio internacional de saúde em Brasília pela Organização Pan Americana de Saúde /OMS - Organização Mundial de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems)/ Fundo de População das Nações Unidas. "Trata-se do reconhecimento ao trabalho da nossa enfermeira Lousany. Obrigada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) pela escolha do nosso trabalho e todos que fazem a equipe de saúde de Arapiraca", ressaltou.
O projeto trata da participação do homem no pré-natal e diante da experiência realizada constatou-se que 94% dos homens do grupo estudado desconheciam o projeto pré-natal do parceiro. O objetivo é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde, além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez. A adesão do pai foi bastante significativa, sendo que 68% participaram do pré-natal do parceiro.
Os dados apresentados revelam que é necessário intensificar estratégias afim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programa de saúde. Para captação e sensibilização dos pais na participação do pré-natal do parceiro foram realizadas palestras e rodas de conversas com a comunidade, por meio de salas de espera, grupos de gestantes, criança e de idosos, informando sobre a implantação do pré-natal do parceiro na Unidade Básica de Saúde e a importância do envolvimento dos pais. Foram confeccionados convites individuais aos pais gravídicos como forma de atrai-los para as consultas de pré-natal e grupos.
A solenidade contou com a presença de gestores, técnicos e várias autoridades do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como representante da Opas no Brasil, Jaime Nadal Roig.
Veja também
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
