Cultura

Estão abertas as inscrições para o Festival Estudantil de Teatro de Alagoas

Por 7 Segundos Arapiraca com Assessoria 27/07/2017 09h09
Estão abertas as inscrições para o Festival Estudantil de Teatro de Alagoas
Estão abertas as inscrições para o XXI Festival Estudantil de Teatro de Alagoas - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Alagoas (SATED/AL) informa aos diretores de escolas públicas, privadas e a todos os interessados que as inscrições para o XXI Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (FETA) estão abertas até o dia 18 de agosto.

O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, cursos técnicos e livres, e acontecerão no mês de outubro no Teatro Deodoro, em Maceió, e vai reunir espetáculos, atividades formativas, oficinas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas.

As apresentações (que serão 18 no total entre infantis e adultas) terão o formato de espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não.

Para se inscrever na categoria Escola de Teatro é necessário ser estudante matriculado em instituição voltada essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior. Já para a categoria Teatro na Escola, podem participar estudantes de quaisquer níveis de ensino e que não estejam matriculados em?instituições voltadas essencialmente à educação das artes cênicas, bem como estudantes dos cursos livres.

Após lerem o regulamento, os grupos e interessados devem preencher formulário online (disponível no site - www.movimentofashionbrasil.com.br/satedal) e encaminhar ao SATED/AL. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, no site do SATED/AL.

A cada edição, o festival tem confirmado seu reconhecimento no Estado de Alagoas. Em 2016, foram apresentados 21 espetáculos, entre selecionados e convidados, com numerosa participação de grupos de teatro das escalas da rede pública estadual e municipal, e da rede privada com duas apresentações diárias.

“Especialmente nos últimos anos tem crescido o número de trabalhos vindos de diferentes cidades do Estado e o nosso desejo é que essa participação diversa se intensifique ainda mais. Ela contribui diretamente para que o evento permaneça apresentando um rico panorama de possibilidades e propostas da produção teatral estudantil”.

História

O festival foi idealizado em 1996 pelo teatrólogo Pedro Onofre de Araújo, na época Presidente do SATED/AL. O evento tem a finalidade de ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades, cursos livres e técnicos.

Nesses 21 anos de existência, o evento recebeu 970 inscrições de todas as regiões do Estado e abriu espaço para a apresentação de 350 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2987 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 198 mil espectadores.

Maiores informações: 98864-2422 ou 99915-881 (falar com José Vieira).