Estão abertas as inscrições para o Festival Estudantil de Teatro de Alagoas
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Alagoas (SATED/AL) informa aos diretores de escolas públicas, privadas e a todos os interessados que as inscrições para o XXI Festival Estudantil de Teatro de Alagoas (FETA) estão abertas até o dia 18 de agosto.
O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, cursos técnicos e livres, e acontecerão no mês de outubro no Teatro Deodoro, em Maceió, e vai reunir espetáculos, atividades formativas, oficinas, intercâmbios culturais e encontros com profissionais das artes cênicas.
As apresentações (que serão 18 no total entre infantis e adultas) terão o formato de espetáculos de diferentes linguagens cênicas e performances, seja com textos próprios ou de terceiros, inéditos ou não.
Para se inscrever na categoria Escola de Teatro é necessário ser estudante matriculado em instituição voltada essencialmente ao ensino das artes cênicas, podendo ser de formação profissional, técnico e nível superior. Já para a categoria Teatro na Escola, podem participar estudantes de quaisquer níveis de ensino e que não estejam matriculados em?instituições voltadas essencialmente à educação das artes cênicas, bem como estudantes dos cursos livres.
Após lerem o regulamento, os grupos e interessados devem preencher formulário online (disponível no site - www.movimentofashionbrasil.com.br/satedal) e encaminhar ao SATED/AL. A escolha dos selecionados é feita por uma comissão de profissionais das artes cênicas designada pelo festival. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, no site do SATED/AL.
A cada edição, o festival tem confirmado seu reconhecimento no Estado de Alagoas. Em 2016, foram apresentados 21 espetáculos, entre selecionados e convidados, com numerosa participação de grupos de teatro das escalas da rede pública estadual e municipal, e da rede privada com duas apresentações diárias.
“Especialmente nos últimos anos tem crescido o número de trabalhos vindos de diferentes cidades do Estado e o nosso desejo é que essa participação diversa se intensifique ainda mais. Ela contribui diretamente para que o evento permaneça apresentando um rico panorama de possibilidades e propostas da produção teatral estudantil”.
História
O festival foi idealizado em 1996 pelo teatrólogo Pedro Onofre de Araújo, na época Presidente do SATED/AL. O evento tem a finalidade de ser um espaço de valorização, visibilidade e fomento do teatro produzido nas escolas, universidades, cursos livres e técnicos.
Nesses 21 anos de existência, o evento recebeu 970 inscrições de todas as regiões do Estado e abriu espaço para a apresentação de 350 espetáculos entre produções selecionadas e convidadas. Aproximadamente 2987 estudantes participaram do festival que contabiliza, ainda, um público de 198 mil espectadores.
Maiores informações: 98864-2422 ou 99915-881 (falar com José Vieira).

Veja também
Últimas notícias
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
