Reitor de Universidade é ameaçado de morte por homenagear o ex-presidente Lula
Ato vai acontecer em agosto e reitor já afirmou que não vai cancelar.
Por meio de postagem em seu perfil no Facebook, o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), professor Jairo José Campos da Costa, informou que foi ameaçado de morte na tarde dessa quarta-feira (26). A ameaça foi por telefone e a pessoa que ligou informou à secretária executiva da Universidade Estadual que o reitor seria um homem morto se concedesse o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, solenidade prevista para acontecer no mês de agosto.
Na nota, o professor disse não que não vai cancelar o ato, visto que o mesmo foi aprovado democraticamente e respeitou todas as normas regimentais da Uneal. Mas, para sua segurança, alguns encaminhamentos foram realizados por ele. Como por exemplo, abrir um boletim de ocorrência-BO na delegacia civil de Arapiraca.
Além disso, o reitor comunicou o fato ao governador de Alagoas, Renan Filho, para que o gestor, juntamente com a sua equipe de Segurança Pública, tome as devidas providências.
Jairo Campos lamentou de ter, não só ele como todos os brasileiros, que conviver com posturas fraudadas no ódio e contra a integridade e dignidade humana. “Não bastassem os problemas de toda ordem ora vividos pelos gestores das Universidades públicas brasileiras, em função das recentes posturas políticas relacionadas ao cumprimento de nossas missões institucionais”, escreveu.
Confira abaixo a postagem do professor na íntegra:
Venho, através da presente postagem, tornar público a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e à sociedade alagoana, que ontem, quando eu voltava do almoço para a Reitoria, aproximadamente, às 14h30min., a Secretária Executiva da UNEAL recebeu uma ligação no telefone fixo da Instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto, no primeiro dia após a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula, prevista para o mês de agosto.
Como realizarei, mesmo, a concessão do ato, aprovado, democraticamente, respeitando todas as normas regimentais da UNEAL, por 100% do Conselho Superior, órgão máximo de deliberação da Instituição que represento, com resolução publicada no Diário Oficial de Alagoas ainda em 2012, tomei os seguintes encaminhamentos:
1-Abri um boletim de ocorrência-BO na delegacia civil de Arapiraca. (Fui acompanhado pelo advogado da UNEAL, a secretária executiva, a assessora de comunicação e a pró-reitora de gestão e planejamento).
2-O advogado solicitou o rastreamento da ligação para identificar a procedência da ligação e demais providências de investigação.
3-Comuniquei ao excelentíssimo senhor governador Renan Filho para que, junto com a Secretaria de Defesa Social de Alagoas, tomem as medidas cabíveis.
Lamento, profundamente, que tenhamos que conviver com tais posturas fraudadas no ódio e contra a integridade e dignidade humana. Não bastassem os problemas de toda ordem ora vividos pelos gestores das Universidades públicas brasileiras, em função das recentes posturas políticas relacionadas ao cumprimento de nossas missões institucionais.
Comunico aos meus familiares e amigos que tenho buscado a tranquilidade que o caso requer e, como homem público que sou, estou sob controle e proteção do Estado.
Espero continuar seguindo o curso da vida e de minha missão concedida pela maioria da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.
Prof. Jairo José Campos da Costa
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
