Em dois anos, número de cirurgias cardiovasculares aumentam no HCA
Dados do Ministério da Saúde mostram baixa taxa de mortalidade no serviço da cidade
O Hospital do Coração do Agreste (HCA), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), atendeu 200 pacientes a mais em relação ao número de atendimentos realizados em 2015. A quantidade de pacientes atendidos passou de 400 para 600, depois que o ministério da Saúde habilitou o serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O HCA investiu em profissionais qualificados e o que há de mais moderno em equipamentos para procedimentos como angioplastia, cateterismo e implantação de marcapasso.
O cirurgião chefe do Serviço e responsável técnico pela habilitação junto ao Ministério da Saúde, Dr. Sérgio Francisco Jr., ressalta que esses avanços tecnológicos ajudaram bastante para essa quantidade de cirurgias.
A Hemodinâmica do hospital também é uma das mais modernas do mundo. No Brasil apenas os Hospitais Albert Einstein, em São Paulo, e o HCA, em Arapiraca possuem o equipamento Alura Clarity, que oferece um diagnóstico com 100% de credibilidade e proporciona 70% a menos de radiação ao paciente.
Sérgio Francisco ressalta ainda a importância dos indicadores de saúde apresentados na base de dados do SUS através do link: http://www.datasus.gov.br/, únicos dados oficiais disponíveis, que apontam que o serviço de Arapiraca conta com menor taxa de mortalidade entre todos os serviços SUS do Estado.
A taxa média de 4,82% entre todos os 200 pacientes operados entre dezembro de 2014 e abril de 2017 que o coloca no nível de grandes hospitais de São Paulo, como Beneficência Portuguesa de São Paulo com 3,49%, InCor 5,74% e Dante Pazzanezze 6,78.
“Valeu a pena ter investido esforços na criação dos serviços que está se consolidando. E que para manter neste patamar é necessário que hospital, sociedade e gestores públicos continuem com o foco na assistência, pois quem ganha com isso são os 90% de nossa população que utilizam os serviços do SUS“, afirma Dr. Sérgio Francisco.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
