Arapiraca

Leite Materno: salvando vidas no Hospital Regional

Por Live Comunicação 02/08/2017 17h05
Leite Materno: salvando vidas no Hospital Regional
Alimentados de três em três horas, os bebês com até 1.5kg tem prioridade para receber o leite, que muitas vezes é escasso. - Foto: Live Comunicação

"Quando estou com as mãezinhas sou mais que uma técnica de enfermagem. Sou psicóloga, porque ali elas estão vivendo sua maior alegria e maiores conflitos". A declaração é da funcionária do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Silvania Maria, sobre o trabalho que desempenha no local - a ordenha de leite para o lactário do Complexo, que inclui a UTI e UCI Neonatal e a Maternidade; além do Banco de Leite Humano, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, que recebe o leite para pasteurização. 

Emocionada, Silvania destaca a importância do leite para salvar vidas das crianças que nascem ali, mas que precisam ser alimentadas através de ajuda complementar. São bebês prematuros ou com problemas ao nascer, que têm dificuldades para sugar e precisam desse apoio dos profissionais em saúde. 

"A gestação é um período de alegria para as mães. Elas sonham com a amamentação dos seus filhos. Quando não podem, ficam tristes. Então, precisamos tratá-las com muito carinho e paciência", acrescentou a funcionária.  

"Leite materno é bom para tudo. Desde a criança, que recebe todos os nutrientes, à mãe, que melhora sua saúde e economiza até no bolso, pois não precisa comprar um produto artificial que é inferior em tudo, comparado ao natural", explicou a nutricionista Rosa Amélia. 

Na prática, mães atendidas no Hospital Regional são chamadas a sala de coleta, onde retiram o leite com ajuda das profissionais, devidamente capacitadas para isso. Na sequência, o alimento materno é armazenado até atingir uma quantidade suficiente para que seja enviado ao Banco de Leite para pasteurização. Na volta irá servir para os bebês internos na UTI, conforme a necessidade prescrita pelo médico. 

Alimentados de três em três horas, os bebês com até 1.5kg tem prioridade para receber o leite, que muitas vezes é escasso. "Mães de cesáreas tem mais dificuldade em produzir leite, que nelas só sai à partir do terceiro dia. Fora o psicológico, que atrapalha às vezes essa ordenha", comentou Silvania. 

Para conscientizar familiares e mães, o Hospital Regional realiza esta semana a Semana do Aleitamento, em consonância com a Semana Mundial, comemorada de 01 a 07 de agosto. Na Sexta-feira, Dia D, haverá roda de conversa multidisciplinar, lanche especial e sorteio para as mamães e palestras nos setores. 

"É fundamental que as pessoas conheçam a importância e que as mães reconheçam que o leite salva vidas", alertou Ulisses Pereira, obstetra e diretor médico do HR.