Leite Materno: salvando vidas no Hospital Regional
"Quando estou com as mãezinhas sou mais que uma técnica de enfermagem. Sou psicóloga, porque ali elas estão vivendo sua maior alegria e maiores conflitos". A declaração é da funcionária do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Silvania Maria, sobre o trabalho que desempenha no local - a ordenha de leite para o lactário do Complexo, que inclui a UTI e UCI Neonatal e a Maternidade; além do Banco de Leite Humano, mantido pela Prefeitura de Arapiraca, que recebe o leite para pasteurização.
Emocionada, Silvania destaca a importância do leite para salvar vidas das crianças que nascem ali, mas que precisam ser alimentadas através de ajuda complementar. São bebês prematuros ou com problemas ao nascer, que têm dificuldades para sugar e precisam desse apoio dos profissionais em saúde.
"A gestação é um período de alegria para as mães. Elas sonham com a amamentação dos seus filhos. Quando não podem, ficam tristes. Então, precisamos tratá-las com muito carinho e paciência", acrescentou a funcionária.
"Leite materno é bom para tudo. Desde a criança, que recebe todos os nutrientes, à mãe, que melhora sua saúde e economiza até no bolso, pois não precisa comprar um produto artificial que é inferior em tudo, comparado ao natural", explicou a nutricionista Rosa Amélia.
Na prática, mães atendidas no Hospital Regional são chamadas a sala de coleta, onde retiram o leite com ajuda das profissionais, devidamente capacitadas para isso. Na sequência, o alimento materno é armazenado até atingir uma quantidade suficiente para que seja enviado ao Banco de Leite para pasteurização. Na volta irá servir para os bebês internos na UTI, conforme a necessidade prescrita pelo médico.
Alimentados de três em três horas, os bebês com até 1.5kg tem prioridade para receber o leite, que muitas vezes é escasso. "Mães de cesáreas tem mais dificuldade em produzir leite, que nelas só sai à partir do terceiro dia. Fora o psicológico, que atrapalha às vezes essa ordenha", comentou Silvania.
Para conscientizar familiares e mães, o Hospital Regional realiza esta semana a Semana do Aleitamento, em consonância com a Semana Mundial, comemorada de 01 a 07 de agosto. Na Sexta-feira, Dia D, haverá roda de conversa multidisciplinar, lanche especial e sorteio para as mamães e palestras nos setores.
"É fundamental que as pessoas conheçam a importância e que as mães reconheçam que o leite salva vidas", alertou Ulisses Pereira, obstetra e diretor médico do HR.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
