Vândalos furtam carta do primeiro prefeito e líder da emancipação de Arapiraca
Esperidião Rodrigues também é o principal responsável pela emancipação do município
Um ato de vandalismo praticado em espaço público descaracterizou o monumento em homenagem ao primeiro prefeito de Arapiraca. A réplica do documento enviado para Esperidião Rodrigues - um telegrama que informava a emancipação do então povoado - foi levada da estátua erguida na Praça Luiz Pereira Lima, situada no Centro da cidade.
A representação do comunicado oficial enviado em 31 de maio de 1924, pelo então governador Fernandes Lima, não consta mais na mão direita da estátua de Esperidião Rodrigues, obra inaugurada em outubro de 2014, durante as comemorações dos 90 anos de Arapiraca.
Considerado o maior responsável pela emancipação política de Arapiraca da vizinha Limoeiro de Anadia (ainda classificada como vila à época da separação administrativa), Esperidião Rodrigues foi eleitor prefeito em 1925, com renovação do mandato pela população até 1932.
Um dos ícones da história de Arapiraca, Esperidião Rodrigues faleceu aos 85 anos, em 03 de julho de 1943, deixando como herança a criação da primeira feira livre da cidade, a primeira unidade de ensino, a primeira escola de música e o início do processo de urbanização da cidade que alcançou o status de mais desenvolvida do interior de Alagoas e uma das que mais crescem no Nordeste brasileiro.
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
