Vândalos furtam carta do primeiro prefeito e líder da emancipação de Arapiraca
Esperidião Rodrigues também é o principal responsável pela emancipação do município
Um ato de vandalismo praticado em espaço público descaracterizou o monumento em homenagem ao primeiro prefeito de Arapiraca. A réplica do documento enviado para Esperidião Rodrigues - um telegrama que informava a emancipação do então povoado - foi levada da estátua erguida na Praça Luiz Pereira Lima, situada no Centro da cidade.
A representação do comunicado oficial enviado em 31 de maio de 1924, pelo então governador Fernandes Lima, não consta mais na mão direita da estátua de Esperidião Rodrigues, obra inaugurada em outubro de 2014, durante as comemorações dos 90 anos de Arapiraca.
Considerado o maior responsável pela emancipação política de Arapiraca da vizinha Limoeiro de Anadia (ainda classificada como vila à época da separação administrativa), Esperidião Rodrigues foi eleitor prefeito em 1925, com renovação do mandato pela população até 1932.
Um dos ícones da história de Arapiraca, Esperidião Rodrigues faleceu aos 85 anos, em 03 de julho de 1943, deixando como herança a criação da primeira feira livre da cidade, a primeira unidade de ensino, a primeira escola de música e o início do processo de urbanização da cidade que alcançou o status de mais desenvolvida do interior de Alagoas e uma das que mais crescem no Nordeste brasileiro.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
