Ex-presidente Lula receberá título de Doutor Honoris Causa da Uneal
Cerimônia acontecerá no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca

A Universidade Estadual de Alagoas realizará na próxima quarta – feira (23), a solenidade de outorga do título do Doutor Honoris Causa ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria da Uneal, a solenidade acontece a partir das 8h, no Ginásio João Paulo II, localizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.
A condução do ato é feita pelo reitor da instituição, que também exerce o cargo de presidente do Conselho Superior da Universidade, Jairo José Campos da Costa, conforme determina a legislação vigente na autarquia.
Iniciado em 2011, o processo que solicitou a concessão do título ao ex- presidente Lula foi levado à votação em sessão ordinária pelo Conselho Superior (Consu), órgão composto por 45 membros eleitos pela comunidade acadêmica, com representação de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
A decisão colegiada foi reconhecida e aprovada em 20 de março de 2012. Os resultados obtidos na Uneal, graças as políticas públicas viabilizadas durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, fundamentaram a justificativa do processo de concessão do título de Doutor Honoris Causa.
A Uneal informa que a gestão do líder petista viabilizou a implantação do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), investimento em educação que garantiu a formação de quase 76 professores indígenas.
Também durante o governo do presidente operário, a Uneal lançou o Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), iniciativa que graduou 54 professores que atuavam no campo, dentre outras ações que resultaram em inclusão social e acesso à universidade por camadas menos favorecidas da sociedade.
Doutor Honoris Causa
A honraria é concedida, conforme dispõe resolução do Consu nº 009/2011, “a personalidades que se tenham distinguido, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, ou do bem-estar e melhor entendimento entre os povos”.
Entre os homenageados pela Uneal com o título constam figuras ilustre do porte de José Marques de Melo, Audálio Dantas, Luitgarde Cavalcante, Moacir Palmeira, Moacir Sant’Ana, Marcello Lavenére, Hermann Baêta, José Geraldo Marques, Dirceu Lindoso e Douglas Apratto, Armen Mamigonian, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Maria Adélia Aparecida de Souza e Maria Auxiliadora da Silva.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
