Ex-presidente Lula receberá título de Doutor Honoris Causa da Uneal
Cerimônia acontecerá no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca
A Universidade Estadual de Alagoas realizará na próxima quarta – feira (23), a solenidade de outorga do título do Doutor Honoris Causa ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a assessoria da Uneal, a solenidade acontece a partir das 8h, no Ginásio João Paulo II, localizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.
A condução do ato é feita pelo reitor da instituição, que também exerce o cargo de presidente do Conselho Superior da Universidade, Jairo José Campos da Costa, conforme determina a legislação vigente na autarquia.
Iniciado em 2011, o processo que solicitou a concessão do título ao ex- presidente Lula foi levado à votação em sessão ordinária pelo Conselho Superior (Consu), órgão composto por 45 membros eleitos pela comunidade acadêmica, com representação de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.
A decisão colegiada foi reconhecida e aprovada em 20 de março de 2012. Os resultados obtidos na Uneal, graças as políticas públicas viabilizadas durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, fundamentaram a justificativa do processo de concessão do título de Doutor Honoris Causa.
A Uneal informa que a gestão do líder petista viabilizou a implantação do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), investimento em educação que garantiu a formação de quase 76 professores indígenas.
Também durante o governo do presidente operário, a Uneal lançou o Programa de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), iniciativa que graduou 54 professores que atuavam no campo, dentre outras ações que resultaram em inclusão social e acesso à universidade por camadas menos favorecidas da sociedade.
Doutor Honoris Causa
A honraria é concedida, conforme dispõe resolução do Consu nº 009/2011, “a personalidades que se tenham distinguido, seja pelo saber, seja pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras, ou do bem-estar e melhor entendimento entre os povos”.
Entre os homenageados pela Uneal com o título constam figuras ilustre do porte de José Marques de Melo, Audálio Dantas, Luitgarde Cavalcante, Moacir Palmeira, Moacir Sant’Ana, Marcello Lavenére, Hermann Baêta, José Geraldo Marques, Dirceu Lindoso e Douglas Apratto, Armen Mamigonian, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Maria Adélia Aparecida de Souza e Maria Auxiliadora da Silva.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
