Governo autoriza construção de 31 pequenas barragens no Sertão
Sistema de dessalinização também será entregue no município de Santana do Ipanema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dá continuidade aos avanços na política de ampliação do acesso à água em Alagoas. Nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, o governador Renan Filho e secretário Alexandre Ayres assinam a ordem de serviço para construção de 31 pequenas barragens para o Sertão e entregam um sistema de dessalinização.
Sistema de dessalinização
A solenidade acontece no povoado Serrote dos Bois, no município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Na oportunidade, o Governo de Alagoas autoriza o início das obras para construir barreiros em parceria com o Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. A obra está orçada em R$ 1.900.487,46, com contrapartida estadual no valor de R$ 166 mil.
Com os recursos que já estão em caixa, serão iniciadas as obras de 31 pequenas barragens na região do Semiárido alagoano. Posteriormente, quando o restante do valor tiver a liberação do Governo Federal, mais nove barreiros serão construídos.
A obra tem previsão de sete meses para entrega e os municípios contemplados são Santana do Ipanema, nas comunidades de Serra Aguda, Barra do Tigre e sítios Camará, Pedra Rica e Riachão; Senador Rui Palmeira em Alto do Couro, Pedra Miúda, Barro Branco, Riacho Queimado, Umbuzeiro Doce, Ilha Grande, Sítio Lajinha e Cinco Umbuzeiro; Major Isidoro nas localidades de Caldeirão, Cajá e Campinhos; em Cacimbinhas, nos sítios Manuino e Carrasco, Lagoa das Pedras e Aroeira Alta; na cidade de Dois Riachos, no povoado Água Branca e nos sítios Poço da Cobra, Riacho da Palha, Pedra d´Água, Lagoa da Urtiga, Impueiras e Garcia; e em Ouro Branco, nas comunidades Catingueira, Várzea do Marinho, Poço do Angico e Ninho da ema, Sítio Ligeiro e Pedra Vermelha.
A construção dos barreiros prevê o barramento de aproximadamente cinco metros de altura e armazenamento aproximado de oito mil metros cúbicos de água, com benefício extensivo a mais de 155 famílias de agricultores.
Dessalinizador
Ainda em Santana do Ipanema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos entrega um sistema de dessalinização também no Povoado Serrote dos Bois. A obra faz parte do convênio entre a Semarh e Ministério do Meio Ambiente (MMA) e vai beneficiar 200 pessoas com água própria ao consumo humano.
O Programa Água Doce está sendo executado em Alagoas e sua meta inicial é instalar 30 máquinas dessalinizadoras na região do Semiárido, realizar a manutenção e o monitoramento dos sistemas entregues às comunidades.
Veja também
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
