Governo autoriza construção de 31 pequenas barragens no Sertão
Sistema de dessalinização também será entregue no município de Santana do Ipanema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) dá continuidade aos avanços na política de ampliação do acesso à água em Alagoas. Nesta sexta-feira (25), a partir das 10h, o governador Renan Filho e secretário Alexandre Ayres assinam a ordem de serviço para construção de 31 pequenas barragens para o Sertão e entregam um sistema de dessalinização.
Sistema de dessalinização
A solenidade acontece no povoado Serrote dos Bois, no município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Na oportunidade, o Governo de Alagoas autoriza o início das obras para construir barreiros em parceria com o Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração Nacional. A obra está orçada em R$ 1.900.487,46, com contrapartida estadual no valor de R$ 166 mil.
Com os recursos que já estão em caixa, serão iniciadas as obras de 31 pequenas barragens na região do Semiárido alagoano. Posteriormente, quando o restante do valor tiver a liberação do Governo Federal, mais nove barreiros serão construídos.
A obra tem previsão de sete meses para entrega e os municípios contemplados são Santana do Ipanema, nas comunidades de Serra Aguda, Barra do Tigre e sítios Camará, Pedra Rica e Riachão; Senador Rui Palmeira em Alto do Couro, Pedra Miúda, Barro Branco, Riacho Queimado, Umbuzeiro Doce, Ilha Grande, Sítio Lajinha e Cinco Umbuzeiro; Major Isidoro nas localidades de Caldeirão, Cajá e Campinhos; em Cacimbinhas, nos sítios Manuino e Carrasco, Lagoa das Pedras e Aroeira Alta; na cidade de Dois Riachos, no povoado Água Branca e nos sítios Poço da Cobra, Riacho da Palha, Pedra d´Água, Lagoa da Urtiga, Impueiras e Garcia; e em Ouro Branco, nas comunidades Catingueira, Várzea do Marinho, Poço do Angico e Ninho da ema, Sítio Ligeiro e Pedra Vermelha.
A construção dos barreiros prevê o barramento de aproximadamente cinco metros de altura e armazenamento aproximado de oito mil metros cúbicos de água, com benefício extensivo a mais de 155 famílias de agricultores.
Dessalinizador
Ainda em Santana do Ipanema, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos entrega um sistema de dessalinização também no Povoado Serrote dos Bois. A obra faz parte do convênio entre a Semarh e Ministério do Meio Ambiente (MMA) e vai beneficiar 200 pessoas com água própria ao consumo humano.
O Programa Água Doce está sendo executado em Alagoas e sua meta inicial é instalar 30 máquinas dessalinizadoras na região do Semiárido, realizar a manutenção e o monitoramento dos sistemas entregues às comunidades.
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
