Alagoas

Colapso: Falta de chuva obriga Chesf a reduzir vazão das barragens

Danos &aacute;s comunidades e quedas no fornecimento en&eacute;rgico preocupam autoridades<br />

04/04/2013 09h09
 Colapso: Falta de chuva obriga Chesf a reduzir vazão das barragens
Por Mozart Luna

O gerenciador do sistema Paulo Afonso, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) reduziu a vazão das comportas para menos 1.300m cúbicos por minuto, decisão considerada critica, já que os reservatórios estão com apenas 30% com água.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Anivaldo Miranda contestou a atitude da Chesf dizendo que os danos às comunidades ribeirinhas do Baixo São Francisco e ao meio ambiente são incalculáveis. Entretanto o sistema Paulo Afonso começa corre o risco de entrar em colapso nos próximos meses caso não chova nas cabeceiras do rio e também no Sertão Nordestino.

As constantes quedas no fornecimento de energia elétrica no Agreste e Sertão tem sido um problema para a população dessas regiões que dependem da energia para fazer funcionar bombas de água e manter sistemas de refrigeração funcionando. Ainda não se sabe se as quedas no fornecimento de energia têm a ver com o baixo nível de água nos reservatórios.

Na tarde desta quarta-feira (03), choveu pela tarde e durante a madrugada desta quinta-feira (04), no Sertão de Alagoas entre os municípios de Olho D´Água das Flores e o distrito de Piau em Piranhas. Segundo moradores da região a chuva foi forte e molhou bem o chão, deixando um pouco de água nos barreiros e também em partes dos rios Ipanema e Piau que estavam totalmente secos. A temperatura baixou e o céu nublado apresenta possibilidade de chuvas ainda hoje.