Cigarro mata 428 pessoas por dia no Brasil
Por ano, tabagismo é responsável pela morte de 156 mil homens e mulheres
Responsável pela morte de 428 pessoas por dia em todo o Brasil, o cigarro é um dos grandes vilões e ameaça real para homens e mulheres que fazem do seu consumo válvula de escape e, até mesmo, passatempo para as suas vidas.
Cada vez mais jovens sucumbem, tanto por influência, quanto por curiosidade, aos infortúnios causados pelo tabaco. Uma vez consumido, fica muito difícil largar o hábito, que, em muitos casos, torna-se uma dependência, um vício.
Aos 18 anos de idade, Cleiton Nicolas, morador do bairro Cacimbas, já não sabe como é viver sem ter ao lado, pelo menos, uma carteira de cigarros, ou como ele mesmo diz, a sua “melhor” companhia.
“Comecei a fumar vendo os outros fumarem na minha frente, e isso me influenciou. Aquilo me deixava muito curioso e eu queria saber o por quê de tantas pessoas gostarem tanto de fazer aquilo. Hoje eu fumo mais de um maço por dia, e não sei mais dormir sem antes fumar pelo menos um cigarro. Quando não fumo, fico ansioso, com a boca seca, não sei bem explicar”, disse o jovem.
Para atender pessoas como o Cleiton Nicolas, a Prefeitura de Arapiraca promove o combate ao tabagismo, disponibilizando cinco centros de apoio aos que desejam largar o vício que mata, atualmente, mais de 156 mil homens e mulheres por ano.
Em outra frente de atuação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez uma 'blitz' na Praça Marques da Silva, atuando de forma educativa sobre os malefícios causados pelo consumo de tabaco, ação realizada nessa terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
[Vídeo] Jovem arapiraquense que aguardava cirurgia há dois meses é operado em Maceió
Polícia Militar prende suspeito de torturar e matar casal na Grota do Rafael, no Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
