Passagem do furacão Maria em Porto Rico deixa internet lenta no Brasil
Quem está acompanhando os noticiários certamente deve ter visto que o Porto Rico vem contabilizando estragos feitos pelo furacão Maria. Entretanto, a passagem dele por lá teve um reflexo secundário no Brasil, especificamente na conexão de internet utilizada pela população local na manhã e na tarde da última quinta-feira (21).
Segundo informações obtidas pela Folha e divulgadas pela TI Sparkle, empresa provedora de internet que trabalha com sistemas que realizam a comunicação entre o Brasil e o exterior, a passagem do furacão forçou o time a reduzir as operações das estações de trabalho que estão em Porto Rico, afetando o tráfego de informação internacional na nossa direção. Uma das empresas que sofreu com esse impacto foi a TIM.
“A TIM informa que ao longo do dia alguns clientes podem ter percebido instabilidade no acesso ao conteúdo de internet devido ao impacto no provedor internacional, que atende a companhia, decorrente de falhas geradas pela sequência de furacões que atingiu a região do Caribe”, ressalta a nota enviada pela empresa. Quanto à Claro, Oi e Telefônica, essas informaram que não tiveram problemas em seus serviços.
Problema também afetou outras empresas
Além da TI Sparkle, outra empresa afetada pelo furacão foi a UPX Techonologies. Em nota, a companhia ressaltou que cabos submarinos até podem passar ilesos em casos como esses, mas o mesmo não ocorre com a infraestrutura de superfície conhecida como “landing station”.
A mensagem ainda ressalta que “o nível da água do mar em Porto Rico subiu tanto que a região da infraestrutura foi inundada e geradores foram desligados por segurança. Outras ilhas vizinhas passam por problemas semelhantes e possuem um toque de recolher, impedindo o deslocamento de técnicos”.
A UPX ainda ressalta que esses efeitos podem ser sentidos por até 72 horas, mas o impacto maior fica no país, que teve diversos pontos totalmente devastados e contabiliza mortes com a passagem do furacão Maria.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
