MEC anuncia que vai usar detector de ponto eletrônico no Enem 2017
Detectores de pontos eletrônicos serão usados durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A nova medida de segurança foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã desta quarta-feira (27), em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem.
Segundo o governo federal, o recurso é um receptor avançado de detecção de campo próximo, capaz de detectar a emissão de sinais em radiofrequência de WiFi, Bluetooth, celulares e transmissões ilegais. O aparelho Andre, da marca Rei, fornecido pelo grupo Berkana, detecta transmissões de radiofrequência, independentemente de serem desconhecidas, ilegais, disruptivas ou de interferência.
Conforme o MEC, o aparelho será usado para localizar e identificar, com precisão e sem a necessidade de busca pessoal, participante que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão e que, eventualmente, possam ter burlado a inspeção por meio dos detectores de metal.
ANO PASSADO
No ano passado, um candidato que prestou o Enem em Natal (RN) foi preso em flagrante usando ponto eletrônico no segundo dia da avaliação. Balanço do MEC divulgado na época informou que dos 743 participantes eliminados por uso de equipamentos inadequados, 63 foram identificados através de detectores de metal.
O ministério ressalta que “a adoção dessa nova tecnologia reforça a estratégia de segurança do Enem 2017 que já utiliza detectores de metais para a fiscalização e identificação de aparelhos eletrônicos. Os detectores são usados desde 2014 de forma amostral e estão presentes em todas as 13.620 coordenações de aplicação do Enem 2017”.
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
