Rádio pioneira de Arapiraca comemora Dia do Radialista com migração para FM
Novo Nordeste será a primeira do Estado de Alagoas a fazer a mudança.
Não importa se você tem 40 ou 20 anos, ouvir rádio faz parte da sua vida, seja para acompanhar a transmissão de um jogo, que é bem mais detalhada do que pela televisão, seja para ouvir uma boa música. A linguagem utilizada no rádio é única, o profissional precisa ser rápido, objetivo, ter um timbre de voz agradável e algo que nenhuma faculdade ou curso ensina, jogo de cintura.
Afinal, como diz o apresentador Faustão, 'quem sabe faz ao vivo!' E no rádio é assim. Na cara e na coragem. Aquela pessoa que você escuta todos os dias, no caminho de casa para o trabalho, hoje comemora um dia especial. E não, não é o seu aniversário, mas o Dia do Radialista, comemorado oficialmente todo dia 7 de novembro, desde 2006, quando instituído pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.
E se engana quem acha que a modalidade está morrendo e que não há motivos para festejar. Muito pelo contrário, o rádio está mais vivo do que nunca, o melhor exmplo é a rádio mais antiga de Arapiraca, a Novo Nordeste. Há 41 anos no mercado, com um público fiel, a emissora quer superar limites, ir além. Para manter seu espaço e até ampliar o alcance, no dia 02 de janeiro de 2018 a emissora migra de AM (560) para FM, na frequência 91,5.
Já autorizada pelo Ministério das Comunicações, a Novo Nordeste está terminando a montagem dos equipamentos e de acordo com o diretor da rádio, José Ernandes de Almeida Duarte, 51 anos, será a primeira do Estado de Alagoas a fazer a migração. Ele explica porque a expectativa da mudança é positiva.
Diretor da rádio, Ernandes de Almeida.
“A FM é mais fácil sintonizar e a qualidade do áudio é melhor porque na frequência modulada não tem interferência no espectro, o que diminui aqueles chiados chatos”, explicou. “Sem falar no alcance, teremos 60 kW de potência, será uma abrangência grande: quase todo o estado de Alagoas, cidades do Sergipe, Bahia e Pernambuco”, falou animado o diretor da rádio.
Sobre o público, Ernandes disse que não será afetado, muito pelo contrário. “O conteúdo continua o mesmo e estamos fazendo essa migração, que requer custos altíssimos, pensando justamente na qualidade da transmissão para os nossos ouvintes”, garantiu.
O diretor ainda disse que evoluir e se manter em pé de igualdade e competição no mercado é preciso, mas o perfil da rádio Novo Nordeste não será jogado fora. “São 41 anos fazendo comunicação e o que e quem conquistamos até hoje não será jogado fora”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Secretária de Saúde de Maragogi representa o Cosems-AL em reunião sobre o programa “Agora Tem Especialistas”
Megavazamento do Gmail: como saber se seus dados foram vazados
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
