Avicultores do Sertão alagoano participam da maior feira de agricultura familiar
Evento acontece em Petrolina-PE
Entre os dias 07 e 10 de novembro, em Petrolina/PE, será realizada a maior feira da agricultura familiar do Nordeste Brasileiro, o SemiáridoShow. Com o tema ‘Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais’, a edição de 2017 irá mostrar que é na interação entre as famílias e a natureza, com disponibilidade de água e adoção de tecnologias, que é possível produzir e viver bem na região.
Pensando nisso, o Sebrae em Alagoas levou um grupo formado por 10 avicultores dos municípios de Santana do Ipanema e São José da Tapera atendidos pelo Projeto Sertão Empreendedor.
Na oportunidade, os participantes terão acesso às inovações tecnológicas, produtos e serviços desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições parceiras de pesquisa, ensino e extensão rural. Durante o SemiáridoShow, uma extensa programação de minicursos vai possibilitar aos participantes ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas. Além disso, serão realizados seminários englobando temas como turismo rural, cadeia produtiva da caprinovinocultura, assistência técnica e gestão territorial de comunidades indígenas e quilombolas.
Pollyana Araújo, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto Sertão Empreendedor, destacou a importância do evento para os avicultores participantes. “Esse será um momento importante para troca de conhecimentos sobre a convivência com o semiárido nordestino, buscando fortalecer a atividade do homem do campo com tecnologia, inovação e desenvolvimento viável e sustentável”, afirmou a analista.
O SemiáridoShow é realizado a cada dois anos pela Embrapa. Nesta edição, a instituição conta, pela primeira vez, com a parceria do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares e Rurais do Município de Petrolina (Sintraf).
A feira conta com cerca de 20 unidades de pesquisa da Embrapa, além do apoio e participação de diferentes Ministérios do Governo Federal, instituições de pesquisa e de assistência técnica e extensão rural dos governos estaduais, universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia, empresas privadas do segmento agropecuário, federações e confederações de agricultura, organizações não governamentais e movimentos sociais ligados à agricultura familiar.
A programação, as tecnologias que estarão expostas e outras informações do SemiáridoShow encontram-se no site www.embrapa.br/semiaridoshow. A feira é aberta ao público e será em uma área da Embrapa, localizada na BR-428, Km 152, zona rural de Petrolina.
Projeto Sertão Empreendedor
Coordenado pelo Sebrae Nacional e pelo Senar, o Projeto Sertão Empreendedor, em Alagoas, atua com foco na qualificação profissional dos produtores rurais e seus colaboradores, com orientação técnica e difusão de tecnologias úteis para a convivência com o semiárido alagoano, a fim de contribuir com a verticalização da produção e a viabilização dos sistemas de produção.
Entre as ações do projeto estão dias de campo, missões técnicas, palestras, consultorias, cursos de manejo de rebanhos (Bovino/Caprino/Ovino), ordenha higiênica, cursos de apicultura e avicultura, cursos de implantação de barragens subterrâneas e clínicas tecnológicas.
Além disso, o projeto pretende difundir atividades com potencial econômico na região do semiárido, como a ovinocaprinocultura, a apicultura, a fruticultura, a fabricação de produtos e alimentos a partir da palma forrageira, o turismo rural e a energia solar, entre outras.
Veja também
Últimas notícias
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
