Arapiraca quer ampliar programa de inseminação artificial bovina

A cidade de Arapiraca - no Agreste de Alagoas - quer ampliar o número de beneficiados com o Programa de inseminação artificial em bovinos, executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e destinado aos produtores da agricultura familiar, com o objetivo de promover o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município.
Atualmente, estão cadastrados e atendidos pelo programa 19 produtores. Mas a Secretaria de Agricultura está trabalhando na construção de nova estratégia e espera ampliar essa assistência para 60, até 2019. E assim, a expectativa é de melhorar produção e produtividade em 50% dos assistidos.
E para isso, o município está realizando inscrição de cadastros. A superintendente da Agricultura, Fabiana Fontes, explica que o produtor familiar que tiver interesse em participar do programa, que é inteiramente sem custo para ele, deve comparecer à secretaria, no horário das 8h às 14h, no Centro Administrativo.
“A participação do programa é de zero custo para o produtor, que para estar inserido deve atender a três simples critérios: ser produtor de leite, no município de Arapiraca; ser, preferencialmente, agricultor familiar; e se comprometer e realizar as recomendações técnicas pactuadas e emanadas pelo programa”, explicou a superintendente.
Ao participar do Programa de inseminação artificial em bovinos, os produtores passam a contar com assistência de uma equipe da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente composta por zootecnistas, técnico agropecuário, inseminador e médico veterinário. Os profissionais orientam os produtores, realizam o processo da inseminação, registram e acompanham 100% dos nascimentos de bezerros (as), produtos da ação realizada.
“A nova estratégia que está em construção em 2017 está direcionada a qualificar as ações do programa através da otimização dos procedimentos de melhoramento pela técnica da inseminação artificial, associada a outras áreas essenciais para melhoria da produção e produtividade do rebanho leiteiro no município. Toda a ação acontece com a equipe da assistência técnica do município”, destacou Fabiana Fontes.
Últimas notícias

Navio da Marinha abre para visitação pública no Porto de Maceió neste sábado (19)

Com programação gratuita, Arapiraca realiza Semana da Diversidade a partir de sexta (25)

Arapiraca recebe Circuito Musical Sons e Dons neste domingo (20)

Obras de arte roubadas de artista plástica baiana são recuperadas pela polícia

Igreja faz sessão de tatuagem coletiva em fiéis e gera críticas nas redes sociais

Acusado de matar motorista por aplicativo vai a júri popular nesta quinta em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
