Ensino integral potencializa habilidades dos alunos no Agreste
Vice-governador e secretário de Educação Luciano Barbosa prestigia exposição estudantil em Arapiraca
A implantação do modelo de educação integral nas escolas da rede estadual de ensino está potencializando as habilidades dos alunos, com o protagonismo estudantil em diversas áreas do conhecimento. Em apenas um ano de desenvolvimento, a nova prática pedagógica já apresenta resultados altamente positivos na comunidade escolar.
Neste sábado (25), o vice-governador e secretário da Educação Luciano Barbosa esteve em Arapiraca, onde acompanhou de perto, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premem), a primeira mostra das experiências dos projetos integradores, das disciplinas eletivas e dos clubes juvenis.
A escola é uma das três unidades de ensino no município - as outras duas são Isaura Lisboa (Epial) e Lions Club - que desde o início do ano letivo adotam o modelo inovador de educação integral.
A exposição dos projetos integradores foi realizada na quadra de esportes da escola, onde os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências científicas nas áreas de robótica, desenvolvimento de aplicativos para web, química experimental, astronomia e tecnologias educacionais.
A mostra também reuniu trabalhos e projetos de pesquisa dos alunos nas áreas da literatura, artes, trabalhos audiovisuais, educação ambiental, educação para o trânsito, horta escolar, alimentação saudável, medicina natural, física e biologia. Durante o evento, os estudantes do 1º ano F do Ensino Médio da Escola Senador Rui Palmeira, em Arapiraca, lançaram o aplicativo web “Minha Escola”.
O sistema operacional foi desenvolvido pelos alunos, com a orientação do professor Gerlan Cardoso e reúne informações, vídeos, fotografias e notícias produzidas pelos próprios estudantes, para divulgar as atividades da escola e fortalecer a integração com a sociedade local.
“Esse projeto tem sido uma experiência muito rica para todos nós. Não teríamos a mesma oportunidade de desenvolver o aplicativo se estivéssemos ainda no modelo de ensino tradicional”, declarou o estudante Igor Brito.
O diretor Izaías Lino do Nascimento destacou o envolvimento dos professores, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e estudantes nos projetos integradores da escola. “Quando adotamos o modelo de educação integral, no início do ano letivo, tínhamos a certeza de que estávamos no caminho certo. “É gratificante ver reunidos educadores e alunos em experiências tão significativas para a escola e para a comunidade”, reforçou o diretor.
O vice-governador e secretário da Educação Luciano Barbosa exaltou o compromisso dos gestores e educadores das escolas estaduais, com a implantação de dezenas de projetos inovadores em todas as regiões de Alagoas. “Quando o governador Renan Filho assumiu os destinos de Alagoas, em 2014, não existia uma única escola em tempo integral funcionando no Estado. Hoje são 35 e, em 2018, vamos iniciar o ano letivo com 50 unidades", anunciou Luciano Barbosa.
Para ele, a educação integral já mostrou resultados positivos em Arapiraca, na época em que foi prefeito e implantou o modelo de ensino em 10 escolas do município. “Esse programa permite que o jovem fique mais tempo na escola, obtenha mais conhecimentos, seja protagonista do processo de ensino para, mais tarde, ingressar no mercado de trabalho mais qualificado e com um futuro promissor”, completou Barbosa.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
