Agreste

Comunidades do Agreste alagoano são beneficiadas com sistemas de dessalinização

Por 7Segundos com Agência Alagoas 21/12/2017 14h02
Comunidades do Agreste alagoano são beneficiadas com sistemas de dessalinização
Dessalinizador é fundamental para tratar águas salobras e do mar - Foto: Kalyandra Vaz-arquivo Incra PB

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, entregaram nesta quinta-feira (21), oito sistemas de dessalinização, equipamentos instalados por meio do programa Água Doce em comunidades de Estrela de Alagoas, Agreste alagoano.

O prefeito do município, Arlindo Garrote, recebeu a comitiva. Ele e a ex-prefeita Ângela Garrote prestigiaram a cerimônia. O Programa Água Doce é uma ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, executada em Alagoas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A iniciativa consiste na implantação de dessalinizadores para tornar a água salinizada apta ao consumo humano nas regiões do Agreste e Sertão alagoano.

Oito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização (Crédito: Márcio Ferreira)

"Esse é um Programa do Governo Federal que em Alagoas foi resgatado e ampliado. Além de trazer água, ele gera renda para a população, por meio da criação de peixes. Em 2014, Alagoas havia perfurado apenas 14 poços artesianos em todo o Estado. Nós criamos o Programa Emergencial e em três anos de nossa gestão teremos ultrapassado a marca de 500 poços artesianos perfurados em todo o Estado", citou Renan Filho.

Em Estrela de Alagoas, as comunidades beneficiadas são: Impueiras; Logrador das Vassouras; Caraíba Dantas; Casinhas; Itapecuru; Lagoa da Serra; Mandacuru de Cima e Lagoa da Canto.

Com a entrega dos oito sistemas, a Semarh beneficia mais de 4.600 pessoas com água de qualidade. Só no povoado Impoeiras, são mais de 150 famílias atendidas. O poço artesiano perfurado nesta comunidade tem capacidade para produzir cerca de 60 mil litros de água por hora. Sessenta por cento do líquido extraído tornar-se potável. O rejeito é reaproveitado para a criação de tilápias.

"Esse programa veio para resolver a situação das comunidades rurais, que ficam longe das cidades e não contam com sistema de abastecimento de água regular. Veio não só para matar a sede, mas também a fome das pessoas. Temos hoje água de qualidade, o peixe e a ração para os animais", comemora o presidente da Associação Comunitária dos Produtores Rurais São Sebastião, Cícero Pinheiro.

Em todo o Estado, 65 sistemas de dessalinização já foram instalados nos últimos três anos. A meta é chegar a 101 até o final de 2018, beneficiando mais de 45 mil pessoas.

Oito comunidades são beneficiadas com sistemas de dessalinização (Crédito: Márcio Ferreira)

"O Programa Água Doce existe desde 2009 e em Estrela de Alagoas é referência. Quando assumimos o Governo só existiam 24, dos quais apenas 11 funcionavam. Nossa primeira ação foi colocar todos em funcionamento", recordou Alexandre Ayres.

"Hoje, inauguramos esse sistema de água doce, que é um sistema que saiu daqui de Estrela de Alagoas e se tornou referência para todos os Estados do Brasil. O povo está vendo cada obra que estamos realizando com recursos próprios e em parceria com o Governo Estadual", declarou o prefeito Arlindo Garrote.

Dia D

A inauguração dos sistemas de dessalinização integra a programação do "Dia D Governo Presente", que visa aproximar, integrar, levar cidadania e diversos serviços gratuitos à população do interior do Estado. Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas só em Estrela de Alagoas, nesta edição.

"A pedido do prefeito Arlindo Garrote, vamos prorrogar por mais um dia o Governo Presente (Dia D) em Estrela de Alagoas", afirmou o governador, que ao fim da solenidade provou, junto com toda a comitiva, da água extraída do sistema de dessalinização e do peixe criado pelos moradores de Impueira.

Prestigiaram, ainda, a solenidade o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, "Paulão"; estadual Edval Gaia, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Barbosa; da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; vereadores e lideranças comunitárias.