Casal lança projeto de combate ao desperdício de água no interior de Alagoas
Programa deve melhorar identificação, medição e controle de perda de água
Visando evitar o desperdício de água, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) começou a pôr em prática o Sigmetro, projeto que deve otimizar os processos de identificação, medição e controle de perdas da água distribuída no interioir de Alagoas, principalmente nas regiões Agreste e Sertão.
Para isso, uma equipe da empresa foi até Piranhas e Pariconha, cidades sertanejas com índices altos de perda de água, para dar início à primeira etapa.
Segundo a Casal, o processo de implantação do Sigmetro começou na semana passada, no município de Arapiraca. Desde então, passou pelas cidades de São Brás, Campo Grande, Feira Grande, Olho d’Água Grande, Jacaré dos Homens, Monteirópolis e Belo Monte. Na próxima semana, serão atendidas as cidades de Murici e Messias.
“A primeira parte consiste em fazer um levantamento desses prejuízos. Piranhas tem um índice que ultrapassa os 70%, e Pariconha passa dos 60%. Fizemos as execuções de 42 descritos de medição de controle para mensurar esses dados, que será concluído ainda nesta semana”, explicou Wanderson Silva, técnico e autor do projeto.
Com a implantação, é esperada uma melhor operação do sistema, menos perdas e uma melhoria no faturamento, em consequência do aumento da arrecadação da Companhia nessas cidades.
Wanderson ainda disse que serão instaladas centrais de monitoramento, uma em Maceió e outra em Piranhas. Os trabalhadores das unidades que possuírem esse sistema poderão monitorar e controlar o abastecimento através de um painel com indicadores, que dará a eles um quantitativo das perdas e uma melhor gestão operacional.
Silva contou que a população também será beneficiada, uma vez que, após a instalação, a água terá uma pressão maior e eles terão menos intermitências; mas, caso ocorra alguma interrupção no fornecimento, eles serão informados sobre a previsão de retorno.
De acordo com o técnico, essa etapa vai até o dia 31 de janeiro, quando haverá uma reunião com o diretor da Vice-Presidência de Gestão Operacional (VGO), Francisco Beltrão, e será feita uma análise do trabalho realizado, além de desenvolver metas para a fase dois.
A segunda parte terá início em fevereiro. O projeto deverá estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2018, que foi classificado pela empresa como o ano de combate às perdas.
Ideia premiada
O Sigmetro fez com que a Casal conquistasse, em 2017, o segundo lugar no VIII Concurso de Ações Inovadoras, na categoria Gestão Estratégica e Planejamento, Gestão Orçamentária e Financeira. A premiação é idealizada pelo Governo do Estado e promovida pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).
Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
