[Vídeo] TV Educativa mostra os encantos de Penedo e da arte sacra
Confira aqui a reportagem especial
![[Vídeo] TV Educativa mostra os encantos de Penedo e da arte sacra](https://img.7segundos.com.br/d31UO4qjFbUAt1B6d11FZYFUFAs=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/1481659405nfdjdsf.jpg)
Por volta de 1560, surgia às margens do Rio São Francisco um povoado que, tempos depois, daria lugar ao que hoje conhecemos como Penedo, reconhecida nacionalmente. A equipe da TV Educativa buscou entender o surgimento do município e a importância dele enquanto patrimônio cultural alagoano.
Em entrevista ao repórter Fabrício Camboim, a professora Lúcia Regueira falou um pouco sobre a origem da cidade. “Pessoas começaram a frequentar o porto de Penedo a partir de 1522. Em 1560, Duarte Pereira de Albuquerque mandou construir uma feitoria e deu como marco inicial do povoado”, conta.
Imagens registradas pela equipe de filmagem do IZP mostram o acervo arquitetônico do município. A igreja e convento de Santa Maria dos Anjos, também conhecida como convento de São Francisco é um dos pontos com influência da arte barroca espalhados pela cidade.
O templo começou a ser construído a partir de 1659, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Ao longo de 10 anos, o IPHAN realizou um trabalho de restauração na Igreja, finalizado em 2017. Pinturas, forros e pisos foram reformados com o intuito de preservar a edificação histórica da catedral. O investimento custou cerca de 12 milhões aos cofres públicos.
A reportagem também exibiu a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, que encanta pela sua decoração interior e altar folheado a ouro, como apontam as imagens de Samuel Limeira e Luciano Amorim.
Além de ter sua paisagem urbana extremamente rica, Penedo também foi uma das responsáveis pela emancipação política de Alagoas. É o que conta o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Mario Aloísio, em entrevista ao repórter Fabrício.
“Houve um movimento contra o imperador, e um padre que havia fugido de Recife veio para Penedo, armou um pequeno exército, marchou contra Recife e defendeu o imperador. Em retribuição, o imperador fez a independência de Alagoas sobre Pernambuco”, afirma Aloísio.
SERVIÇO
O QUÊ? Programa Página Aberta na TVE
ONDE? TV Educativa, Canal 6 da NET e Canal 3 na TV Aberta
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
