Cidade italiana oferece casas por um euro para tentar recompor população
Localidade fica na Ilha da Sardenha
Uma pequena cidade italiana situada na ilha da Sardenha está vendendo imóveis a 1 euro para tentar aumentar sua população.
A oferta inusitada tem fundamento: a quantidade de habitantes em Ollolai caiu de 2,2 mil pessoas para 1,3 mil nos últimos anos.
Efisio Arbau, prefeito de Ollolai, aprovou um decreto especial que coloca à venda imóveis abandonados pelo preço simbólico de 1 euro (R$ 3,90).
Em contrapartida, os novos proprietários deverão reformar as casas e habitá-las em até 3 anos após a aquisição do imóvel.
"Temos origens pré-históricas. O objetivo é resgatar nossas tradições únicas para que não caiam no esquecimento. O orgulho do passado é nossa força. Sempre fomos pessoas fortes e não permitiremos que nossa cidade morra", afirmou Arbau.
A maioria dos imóveis em Ollolai tem construção em pedras.
A economia é baseada na atividade artesanal, agricultura e pasto, com produção de um queijo de ovelha chamado Casu Fiore Sardo. Três casas já foram vendidas, e a Prefeitura recebeu mais de 100 pedidos de compra, alguns vindos de países como Rússia e Austrália.
Os interessados têm até 7 de fevereiro para contatar as autoridades.
O prefeito espera que a remodelação das casas ajude a criar novos empregos, a reviver a economia local e a repovoar a cidade.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
