Corte em repasse reduz cirurgias de catarata em Arapiraca de 50 para 5
Prefeitura nega corte da verba e redução
O sinal de alerta está ligado. Com a diminuição dos serviços oftalmológicos realizados em clínicas parceiras da Prefeitura de Arapiraca, a população vem sofrendo com a situação. Uma queda significativa no número de cirurgias de catarata realizadas com recursos do Sistema Único de Saúde vem alarmando a população.
O 7Segundos foi procurado por pacientes que estão sofrendo com a mudança de profissionais, a diminuição dos procedimentos e as longas filas de espera. Muitos já estavam com a cirurgias marcadas e no dia do procedimento tiveram a cirurgia remarcada.
Procurada pelo 7Segundos, a Secretaria de Saúde do Município negou que tenha havido diminuição nos procedimentos, esclarecdendo que o houve foi um remanejamento de pacientes para seis profissionais que realizam a cirurgia de catarata. Embora negue o corte, quando questionada sobre valores a própria Secretaria relata que o repasse de R$ 400 mil reais mensais para as despesas municipais sofreu uma diminuição para R$ 81 mil reais. o Número não condiz com o aumento dos procedimentos realizados.
De acordo com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (Iofal), no município de Arapiraca eram realizadas 50 cirurgias de catarata por mês. Com a redução dos investimentos, o Ministério da Saúde só repassou dinheiro para o instituto fazer cinco cirurgias, o que deixa um déficit da ordem de 45 cirurgias a cada mês no atendimento aos pacientes de Arapiraca e localidades vizinhas.