Brasil declara emergência social por fluxo migratório de venezuelanos
O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (15) medida provisória que estabelece situação de emergência social no território nacional, devido ao fluxo migratório de venezuelanos.
Com o decreto, Temer reconheceu a situação de vulnerabilidade na fronteira entre os dois países, provocada pela crise humanitária na Venezuela. Roraima recebeu mais de 40 mil venezuelanos nos últimos meses.
A medida provisória permite mais facilmente a liberação de recursos federais, estaduais e municipais para tratar da questão. Além disso, prevê a criação de um comitê de assistência emergencial, que coordenará e supervisionará ações integradas dos três níveis da federação, nas áreas de proteção social, saúde, educação, direitos humanos, alimentação e segurança pública.
Entre as ações, espera-se a instalação de hospitais de campanha, o aumento do número de militares e a criação de pontos de controle e triagem, para organizar o fluxo migratório. Na quarta-feira (14), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que venezuelanos instalados atualmente em Roraima seriam enviados para outros Estados a partir de março.
Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, a iniciativa é uma "parceria" com outros países latino-americanos, como a Colômbia. "Estamos trabalhando em parceria, de acordo com compromissos internacionais brasileiros e com as leis, que têm dois propósitos: proteger nossa população, sem descuidar da gravíssima tragédia humanitária", disse.
A medida provisória deve ser publicada no Diário Oficial desta sexta (16).
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
