Brasil declara emergência social por fluxo migratório de venezuelanos

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (15) medida provisória que estabelece situação de emergência social no território nacional, devido ao fluxo migratório de venezuelanos.
Com o decreto, Temer reconheceu a situação de vulnerabilidade na fronteira entre os dois países, provocada pela crise humanitária na Venezuela. Roraima recebeu mais de 40 mil venezuelanos nos últimos meses.
A medida provisória permite mais facilmente a liberação de recursos federais, estaduais e municipais para tratar da questão. Além disso, prevê a criação de um comitê de assistência emergencial, que coordenará e supervisionará ações integradas dos três níveis da federação, nas áreas de proteção social, saúde, educação, direitos humanos, alimentação e segurança pública.
Entre as ações, espera-se a instalação de hospitais de campanha, o aumento do número de militares e a criação de pontos de controle e triagem, para organizar o fluxo migratório. Na quarta-feira (14), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que venezuelanos instalados atualmente em Roraima seriam enviados para outros Estados a partir de março.
Segundo o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, a iniciativa é uma "parceria" com outros países latino-americanos, como a Colômbia. "Estamos trabalhando em parceria, de acordo com compromissos internacionais brasileiros e com as leis, que têm dois propósitos: proteger nossa população, sem descuidar da gravíssima tragédia humanitária", disse.
A medida provisória deve ser publicada no Diário Oficial desta sexta (16).
Veja também
Últimas notícias

Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia

Prefeita Ceci faz apelo contra comentários que culpam vítimas de violência: “Isso não é opinião. Isso é violência também”

FPI Alagoas participa da primeira reunião interiorizada da Coetrae em Arapiraca

Homem é preso em flagrante por tentativa de estupro em Messias

AVC Dá Sinais: programa alagoano ganha reconhecimento nacional e internacional

Influenciador Hytalo Santos e marido chegam à Paraíba para cumprimento de pena no Presídio do Róger
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
