Pastor forja evento evangélico para vender carro na praia e culpa 'Satanás'
O pastor Gustavo Reis, da Igreja Luzz, teve equipamentos de som apreendidos depois que a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, entendeu que ele forjou um evento evangélico para lançar e vender uma réplica de um carro de luxo. Em um vídeo publicado na internet, o religioso se defendeu ao dizer que o ato foi"responsabilidade de Satanás".
O evento, considerado ilegal pela administração municipal, ocorreu durante o carnaval, na Rua das Acácias, em frente à Praia de Pernambuco, área onde localizam-se imóveis de alto padrão e que reúne turistas frequentemente.
Ele montou uma tenda, pendurou cartazes e posicionou o automóvel em frente. Antes da apreensão, o pastor solicitou formalmente autorização à prefeitura para realizar o evento."Objetivo: reunir cristãos da cidade de Guarujá para comunhão e propagação do evangelho de Cristo Jesus aos moradores e turistas, através do evangelismo e culto", escreveu no ofício.

A Secretaria de Cultura da cidade, entretanto, não autorizou a realização do evento, por entender que não se tratava de uma ação de cunho religioso. Mesmo assim, uma força-tarefa montada pela prefeitura, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, monitorou a divulgação da atividade nas redes sociais.
No dia e local anunciados, o pastor montou e realizou o evento. A equipe da força-tarefa foi ao local pela manhã e o intimou a desmontar a estrutura. "Entretanto, como insistiu, mesmo sendo notificado a não fazer, a prefeitura apreendeu os equipamentos à tarde", afirmou a administração em nota oficial.
No entendimento da equipe de fiscalização, o pastor forjou uma ação religiosa para promover o lançamento e a venda da réplica de um veículo conversível de alto padrão. Ao desobedecer a ordem que o proibia de realizá-lo e, depois, de desmontá-lo, a força-tarefa decidiu apreender os materiais que foram expostos.
Após o ocorrido, o pastor Gustavo Reis publicou um vídeo de quase 20 minutos em uma rede social se defendendo. "A culpa não é de um indivíduo, é de um sistema, da falta de comunicação. E isso o Anticristo, o Satanás utiliza de todas as maneiras para colocar as pessoas umas contra as outras", justificou.
Segundo o pastor, o evento "seria uma benção às pessoas". "Distribuimos livros de graça. A nossa intenção era levar os livros. Quanto mais vidas nós pudermos atingir, melhor", explicou em outro trecho. A publicação, escrita por ele, também era anunciada no material de divulgação espalhado antes da ação.
Isenção
Por meio de comunicado, a Prefeitura de Guarujá ainda informou que vai abrir uma investigação interna a fim de averiguar se está ocorrendo infração fiscal em um imóvel utilizado pelo pastor como pousada. A suspeita é de que o imóvel esteja isento de IPTU e outras taxas municipais por ser uma igreja evangélica.
Anteriormente ao evento de lançamento do carro, a força-tarefa da administração municipal esteve no imóvel após a Ouvidoria receber "inúmeras reclamações de vizinhos devido a perturbação de sossego público". Na ocasião, foi constatado um evento com som, e o pastor foi orientado a não realizar novas ações do tipo.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
