Política

Ministro interino do Trabalho é réu em ação de furto de energia

Segundo informações de um canal de televisão, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia

Por 7Segundos 22/02/2018 08h08
Ministro interino do Trabalho é réu em ação de furto de energia
A empresa envolvida é Fimatec, empresa que aluga e vende empilhadeiras e peças para máquinas no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/JConline

Ocupando o cargo interino de Ministro do Trabalho, garantido até o mês de março, Helton Yomura é réu em uma ação de roubo de energia. Segundo informações do canal de televisão GloboNews, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia. O partido de Helton Yomura (PTB) afirmou que ele já havia avisado o partido e o governo sobre a existência do processo e que ele não será indicado caso comprove a extinção do mesmo.

A empresa envolvida é Fimatec, empresa que aluga e vende empilhadeiras e peças para máquinas no Rio de Janeiro. A ilegalidade teria sido encontrada por funcionários da concessionária de energia Light em um galpão da Fimatec, que no ano de 2014, era localizada no cidade carioca. Segundo a reportagem, técnicos da fornecedora de eletricidade constataram o desaparecimento de dois relógios de energia ao lado do gato.

Na mesma época em que foi a ilegalidade foi encontrada, o Ministério Público denunciou os sócios da empresa pelos crimes de furto de energia e furto qualificado. E somente ano seguinte (2015), a Justiça aceitou a denúncia.

"Os sócios da empresa Baldomero Simões Abreu e Helton Yomura, livre e conscientemente, subtrairam para si energia elétrica de propriedade da empresa Light S.A de janeiro a abril de 2014", diz um dos autos do processo.

Por meio de uma nota, o ministro interino afirma que a queda de um posta a Light teria restabelecido a energia e que o problema foi o esquecimento de colocar de volta os relógios. 

Posse

Na reunião do presidente Michel Temer com líderes do PTB, na última quarta-feira (21), ficou decidido que o ministro interino do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, ficará no cargo até março.

O ministro interino, que está no comando da pasta, foi superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro e, em outubro de 2017, assumiu o cargo de secretário-executivo.