Ministro interino do Trabalho é réu em ação de furto de energia
Segundo informações de um canal de televisão, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia
Ocupando o cargo interino de Ministro do Trabalho, garantido até o mês de março, Helton Yomura é réu em uma ação de roubo de energia. Segundo informações do canal de televisão GloboNews, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia. O partido de Helton Yomura (PTB) afirmou que ele já havia avisado o partido e o governo sobre a existência do processo e que ele não será indicado caso comprove a extinção do mesmo.
A empresa envolvida é Fimatec, empresa que aluga e vende empilhadeiras e peças para máquinas no Rio de Janeiro. A ilegalidade teria sido encontrada por funcionários da concessionária de energia Light em um galpão da Fimatec, que no ano de 2014, era localizada no cidade carioca. Segundo a reportagem, técnicos da fornecedora de eletricidade constataram o desaparecimento de dois relógios de energia ao lado do gato.
Na mesma época em que foi a ilegalidade foi encontrada, o Ministério Público denunciou os sócios da empresa pelos crimes de furto de energia e furto qualificado. E somente ano seguinte (2015), a Justiça aceitou a denúncia.
"Os sócios da empresa Baldomero Simões Abreu e Helton Yomura, livre e conscientemente, subtrairam para si energia elétrica de propriedade da empresa Light S.A de janeiro a abril de 2014", diz um dos autos do processo.
Por meio de uma nota, o ministro interino afirma que a queda de um posta a Light teria restabelecido a energia e que o problema foi o esquecimento de colocar de volta os relógios.
Posse
Na reunião do presidente Michel Temer com líderes do PTB, na última quarta-feira (21), ficou decidido que o ministro interino do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, ficará no cargo até março.
O ministro interino, que está no comando da pasta, foi superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro e, em outubro de 2017, assumiu o cargo de secretário-executivo.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
