Ministro interino do Trabalho é réu em ação de furto de energia
Segundo informações de um canal de televisão, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia
Ocupando o cargo interino de Ministro do Trabalho, garantido até o mês de março, Helton Yomura é réu em uma ação de roubo de energia. Segundo informações do canal de televisão GloboNews, uma empresa em que Helton é sócio teria feito uma ligação clandestina de energia. O partido de Helton Yomura (PTB) afirmou que ele já havia avisado o partido e o governo sobre a existência do processo e que ele não será indicado caso comprove a extinção do mesmo.
A empresa envolvida é Fimatec, empresa que aluga e vende empilhadeiras e peças para máquinas no Rio de Janeiro. A ilegalidade teria sido encontrada por funcionários da concessionária de energia Light em um galpão da Fimatec, que no ano de 2014, era localizada no cidade carioca. Segundo a reportagem, técnicos da fornecedora de eletricidade constataram o desaparecimento de dois relógios de energia ao lado do gato.
Na mesma época em que foi a ilegalidade foi encontrada, o Ministério Público denunciou os sócios da empresa pelos crimes de furto de energia e furto qualificado. E somente ano seguinte (2015), a Justiça aceitou a denúncia.
"Os sócios da empresa Baldomero Simões Abreu e Helton Yomura, livre e conscientemente, subtrairam para si energia elétrica de propriedade da empresa Light S.A de janeiro a abril de 2014", diz um dos autos do processo.
Por meio de uma nota, o ministro interino afirma que a queda de um posta a Light teria restabelecido a energia e que o problema foi o esquecimento de colocar de volta os relógios.
Posse
Na reunião do presidente Michel Temer com líderes do PTB, na última quarta-feira (21), ficou decidido que o ministro interino do Ministério do Trabalho, Helton Yomura, ficará no cargo até março.
O ministro interino, que está no comando da pasta, foi superintendente regional do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro e, em outubro de 2017, assumiu o cargo de secretário-executivo.
Veja também
Últimas notícias
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
