Sesau vai participar de campanha nacional de combate ao Aedes aegypti

Como parte do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa, na primeira quinzena de março deste ano, de uma pesquisa nacional organizada pelo governo federal. Com a chegada do período de chuvas em Alagoas, a Sesau alerta para que a população reforce os cuidados preventivos, visando evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso porque, o acúmulo de água limpa em recipientes como garrafas, pneus, calhas e caixas d’água são ambientes propícios para a proliferação do mosquito.
“O estudo é feito em parceria com as gestões estaduais e municipais do Brasil e avaliam número de casos nos municípios. Ele também irá apontar a efetividade das ações que estão sendo realizadas em cada localidade”, explicou o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio.
O supervisor destaca que a pesquisa nacional é realizada todos os anos, em quatro datas e traça um mapa da infecção no País. “Com a pesquisa pode-se obter um retrato do problema no Brasil e fornecer informações para a construção de políticas públicas eficazes no combate ao vetor”, reforça.
Consumo
Protásio lembrou que a água para consumo humano deve ser armazenada adequadamente. Para isso, segundo ele, é necessário cobrir os reservatórios para evitar a reprodução do mosquito, além de eliminar recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do Aedes aegypti.
“Todo cidadão deve ter o entendimento de que a limpeza da sua residência é imprescindível para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Atitudes simples como não deixar expostos recipientes que acumulem água da chuva representam uma medida imprescindível para que não haja a proliferação do vetor”, completou Protásio.
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
