Sesau vai participar de campanha nacional de combate ao Aedes aegypti

Como parte do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participa, na primeira quinzena de março deste ano, de uma pesquisa nacional organizada pelo governo federal. Com a chegada do período de chuvas em Alagoas, a Sesau alerta para que a população reforce os cuidados preventivos, visando evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Isso porque, o acúmulo de água limpa em recipientes como garrafas, pneus, calhas e caixas d’água são ambientes propícios para a proliferação do mosquito.
“O estudo é feito em parceria com as gestões estaduais e municipais do Brasil e avaliam número de casos nos municípios. Ele também irá apontar a efetividade das ações que estão sendo realizadas em cada localidade”, explicou o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio.
O supervisor destaca que a pesquisa nacional é realizada todos os anos, em quatro datas e traça um mapa da infecção no País. “Com a pesquisa pode-se obter um retrato do problema no Brasil e fornecer informações para a construção de políticas públicas eficazes no combate ao vetor”, reforça.
Consumo
Protásio lembrou que a água para consumo humano deve ser armazenada adequadamente. Para isso, segundo ele, é necessário cobrir os reservatórios para evitar a reprodução do mosquito, além de eliminar recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do Aedes aegypti.
“Todo cidadão deve ter o entendimento de que a limpeza da sua residência é imprescindível para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Atitudes simples como não deixar expostos recipientes que acumulem água da chuva representam uma medida imprescindível para que não haja a proliferação do vetor”, completou Protásio.
Veja também
Últimas notícias

Jovem é morte com diversos disparos de arma de fogo em São Miguel dos Campos

BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Novos servidores participam de curso de formação na Câmara Municipal de Maceió

Vereadores sugerem à BRK Ambiental melhor comunicação com consumidores de Maceió

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Leonardo Dias se coloca à disposição para mediar negociações e busca solução para greve da Educação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
