Sesau vai capacitar técnicos municipais para implantar teste rápido da tuberculose
Técnicos dos 56 municípios alagoanos que integram a I Macrorregião Região de Saúde serão capacitados sobre a coleta de material para a implantação do Teste Rápido Molecular de Tuberculose.
O treinamento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irá ocorrer na quinta-feira (22), a partir das 8h, na Academia da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
O Teste Rápido Molecular de Tuberculose será oficialmente implantado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), que irá receber o material coletado dos municípios. Segundo a técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Alda Rodrigues, o curso é voltado para coordenadores da Atenção Básica e de Vigilância Epidemiológica dos municípios.
A facilitadora será a coordenadora do Setor de Tuberculose do Lacen/AL, Telma Amorim. “O Teste Rápido Molecular de Tuberculose emite o resultado em duas horas, sendo disponibilizado instantaneamente por meio do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), e é uma ferramenta importante para conter o avanço da doença e salvaguardar a saúde do paciente”, destacou Alda Rodrigues.
A técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose salientou que as amostras para a realização dos testes serão recolhidas pelos profissionais que atuam do Programa Saúde da Família (PSF), sendo enviadas ao Lacen/AL para análise.
“O Lacen/AL passa a ser a referência no teste rápido para esses 56 municípios, atuando em parceria com Atenção Básica, que realiza, além do diagnóstico, um trabalho de busca ativa de novos casos e tratamento”, reforçou Alda Rodrigues.
Vale ressaltar que, há poucos dias, o município de Delmiro Gouveia informou seus profissionais da Atenção Básica sobre um surto de tuberculose. No entanto, a medida ainda não comporta a cidade do Sertão.
Veja também
Últimas notícias
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Polícia Civil descarta versão de legítima defesa em caso de morte de médico em Arapiraca
Médico que foi assassinado por ex respondia por estupro de vulnerável e violência contra mulher
SSP convoca 961 vítimas de roubo ou furto de celulares para restituição de aparelhos
Autor da lei que autoriza escola bilíngue na rede municipal, Leonardo Dias comemora implantação da unidade
Ex-presidente da Federação Espanhola é atacado com ovos pelo tio; entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
