[Vídeo] "Eles têm que tombar", diz delegado sobre operação nesta quinta (22)
A operação já resultou em duas mortes de suspeitos que resistiram à prisão
O delegado responsável pela 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ªDRP) de Arapiraca, Thiago Prado, concedeu entrevista à imprensa sobre a Operação Ares II, deflagrada na manhã desta quinta (22). Foram expedidos 96 mandados de busca, apreensão e prisão nas cidades de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maceió. Até o momento, foram confirmadas 14 prisões e duas mortes de suspeitos, que resistiram à investida policial.
Thiago explica como a operação foi idealizada: “Foi mais uma exitosa operação, fruto da brilhante integração existente no âmbito da Segurança Pública, que é essa união de força da Polícia Militar e da Polícia Civil, com grande apoio e participação do Gecoc, e também a 17ª Vara Criminal. A gente vem investigando, já há um bom tempo, desde o final de 2017. Foi quando, então, concluímos que já era hora de agir”.
Segundo o delegado, foram duas organizações criminosas desarticuladas na manhã de hoje, estando os núcleos concentrados em Arapiraca. Thiago comenta que dois pontos se destacaram na operação: o primeiro é que muitos presos são reincidentes, ou seja, já foram presos e soltos outras vezes; o segundo ponto é que o comando das organizações criminosas partiu de dentro de presídios. “A gente observa que são pessoas que estão no sistema prisional, o que demonstra que sequer a cadeia é suficiente para fazer cessar a atividade criminosa desses indivíduos. Ainda que presos, eles vão ser responsabilizados, mais uma vez, pela prática de tráfico ilícito de entorpecentes e pelo crime de integrar organização criminosa”, relata o delegado.
Sobre as mortes resultantes do confronto entre os suspeitos e a polícia, Thiago Prado é categórico: “A gente vai ter que agir. Se se entregar, é preso e vai para a custódia. Se não se entregar e enfrentar a polícia, não há outro caminho senão o policial que está ali efetuar a força necessária para a defesa. E aí, então, eles têm que tombar, porque o Estado jamais pode vir a fraquejar”.
O policial destaca ainda o aumento no número de mulheres participantes de organizações criminosas: “Na medida em que as forças policiais avançam, e conseguem prender esses sujeitos por um tempo ainda maior, consegue conceder elementos de prova e conseguem fazer com que esses sujeitos fiquem presos por mais tempo, as mulheres desses indivíduos passam a assumir a atividade criminosa a mando deles, até para que continuem a viver do tráfico de drogas”.
O fechamento da operação será feito em coletiva de imprensa cedida na Secretaria de Segurança Pública, na tarde desta quinta (22), onde mais detalhes sobre prisões e apreensões serão relatados. Os primeiros suspeitos detidos em Arapiraca foram encaminhados à Casa de Custódia de Maceió.
Assita vídeo
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Marcela recebe trator equipado da Codevasf para Novo Lino
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Imagens câmera de segurança mostram assalto à lanchonete em Delmiro Gouveia
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
