Aos 103 anos, mulher faz sua primeira cirurgia no Hospital Regional
As mãos delicadas que acariciam o jogo de lençóis do leito hospitalar quase não revelam, mas, Amair Maria Severiano tem mesmo 103 anos de vida. Nascida em 12 de outubro de 1914, em Traipu, ela se submeteu, esta semana, ao primeiro procedimento cirúrgico de sua longeva e saudável vida, muita dela credenciada ao leite de cabra que não dispensa.
Operada para retirada de um abscesso na orelha, vindo de uma complicação de uma otite bilateral, doença que a acompanha há mais de 80 anos, Amair estava sofrendo de muitas dores e corria risco de morte.
“Ela desenvolveu uma complicação grave da doença denominada mastoidite coalescente com processo inflamatório e infeccioso extenso na orelha direita. A cirurgia era nossa única opção”, explicou o otorrinolaringologista Fabiano Evangelista.
A intervenção cirúrgica comandada por Fabiano Evangelista durou cerca de duas horas e contou, ainda, com apoio do especialista André Valente e do anestesista Igor Pirauá, responsável por uma das etapas mais difíceis de todo o processo. A idade avançada da paciente tornava a anestesia o grande desafio. “Optamos então pela sedação com bloqueio anestésico local, tendo em vista a idade da paciente e os riscos serem muito grandes”, declarou Pirauá.
“Estávamos todos muito engajados em que tudo desse certo. E agora felizes com a recuperação da paciente, que merece continuar sua vida bem, ao lado da família”, comentou Fabiano Evangelista.
“O risco era natural, sobretudo pela idade. Mas estávamos muito focados que tudo iria dar certo”, disse o médico, que estuda levar o caso para o Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia. “Pela idade avançada da paciente e, sobretudo, por sua boa recuperação, achamos que vale a pena para estimular outros colegas”, completou.
Amair, viúva e aposentada, recebeu todos os cuidados da equipe do Hospital Regional. “O trabalho sério e responsável da equipe foi fundamental para o êxito desse procedimento, que até agora parece inédito numa paciente nesta idade no Brasil”, afirmou o profissional.
Com alta hospitalar, prevista para o início deste final de semana, a família pretende voltar para a pacata Traipu, onde Amair mora com uma de suas netas. “Quando o médico falou que precisava operar ficamos preocupadas, mas graças a Deus deu tudo certo”, comentou a neta Francisca.
“Casos assim nos estimulam e reforçam a certeza de que o Hospital Regional tem uma equipe realmente muito boa, que busca fazer o melhor para a população da nossa região”, comentou Ulisses Pereira, Diretor Médico do HR.
Veja também
Últimas notícias
Quaest: No DF, Flávio tem 50% das intenções de voto, e Lula, 40%
Willy Vaqueiro, cantor de Arapiraca, faz primeiro show em São Paulo no Centro de Tradições Nordestinas
Jovem é retirado de casa e é executado no Benedito Bentes, em Maceió
Nunes Marques marca reunião com campanhas de Flávio Bolsonaro e Lula
Ex-detento é encontrado morto às margens da AL-110 em São Sebastião
Flávio Bolsonaro diz que pretende abraçar o pai nos próximos dias após autorização de Moraes
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
