Campanha para doação de sangue na páscoa é prorrogada
Os voluntários que se candidatarem à doação de sangue recebem uma camisa confeccionada especialmente para a campanha.
Para suprir o estoque de sangue, que nesta segunda-feira (26) possui apenas 161 bolsas, os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) prorrogaram a campanha de doação de sangue para a Páscoa. A ação, que irá ocorrer até quinta-feira (29), e visa atender as transfusões durante o próximo feriadão da Semana Santa, quando, historicamente, a demanda triplica. O estoque conta, no mínimo com 300 bolsas de sangue.
Com o slogan ‘Doar faz bem para o coração’, os voluntários que se candidatarem à doação de sangue recebem uma camisa confeccionada especialmente para a campanha. Para se candidatar à doação de sangue basta se dirigir até o Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.
No Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre das 8h às 11h, de segunda a sexta. As doações também podem ser realizadas no Hemoar, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Rua Geraldo Barboza Lima, no Centro de Arapiraca.
Quem Pode Doar
O Ministério da Saúde (MS) salienta que, podem doar sangue os voluntários que tenham idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portem um documento de identificação com foto. Quanto aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais.
O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. E quanto às gestantes e lactantes, a doação de sangue não é permitida. Com relação àqueles que desejam repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
“Pedimos a compreensão dos alagoanos para que, até a próxima quinta-feira, compareçam aos nossos postos de coleta e se candidatem à doação de sangue. É inacreditável, mas os dados mostram que, historicamente, durante a Páscoa, o consumo de sangue é maior do que no Carnaval”, salientou a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
