Economia

Heineken retira comercial do ar após acusação de racismo

Empresa foi criticada por consumidores por slogan que pode ser interpretado como referência à cor de pele das pessoas

Por Veja.Abril.com 28/03/2018 13h01
Heineken retira comercial do ar após acusação de racismo
Empresa foi criticada por consumidores por slogan que pode ser interpretado como referência à cor de pele das pessoas - Foto: Veja.Abril.com

A Heineken tirou do ar nesta terça-feira(27), um vídeo de anúncio da versão light da cerveja da marca após acusações de que a propaganda seria racista. O comercial do produto foi alvo de críticas dos consumidores em redes sociais

O anúncio mostra um barman enviando uma garrafa de cerveja a uma cliente que ele vê através de binóculos. Ele faz a bebida chegar até a mulher fazendo-a deslizar em cima do balcão. No trajeto, são mostradas, em sua maioria, pessoas negras.

O que causou a fúria dos consumidores é o slogan usado na campanha, que aparece logo após a cena. A frase é “somethimes, lighter is better” . “Lighter” pode ser traduzido tanto como “mais leve” como “mais claro”. Dessa forma, o texto pode dizer tanto “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.

Um dos críticos foi o rapper americano Chance de Rapper, que comentou o assunto em seu Twitter – ele tem 7,6 milhões de seguidores. O músico criticou o vídeo e disse que suspeita que ele foi feito dessa forma intencionalmente. “Acho que algumas empresas estão divulgando propagandas visivelmente racistas para que consigam mais visualizações”, escreveu.

Procurada, a empresa disse que o slogan faz referência aos benefícios da cerveja em si e ao fato de ter poucas calorias. “A Heineken reforça que não teve a intenção de causar qualquer desconforto aos seus consumidores em nenhum momento”, diz trecho da nota.