Seis ambulâncias são entregues e renovação da frota do Samu é concluída

A frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado está 100% renovada. Os últimos municípios a receberem os novos veículos foram Arapiraca, Maribondo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Traipu, durante a 9ª edição do Governo Presente, na região Agreste.
Com a entrega de mais seis ambulâncias, as 35 Bases Descentralizadas do Samu e as duas Centrais de Regulação, localizadas em Maceió e Arapiraca, estão com viaturas zero quilômetro. Elas também contam com equipamentos modernos, a exemplo de um sistema de monitoramento via satélite.
Segundo o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, Alagoas conta com 56 ambulâncias ativas, rodando em todo o Estado, garantindo um atendimento pré-hospitalar de qualidade para a população. “O Governo de Alagoas adquiriu 40 ambulâncias e o Ministério da Saúde enviou outras 20, totalizando 60 viaturas. Isso significa que, além das 56 ambulâncias novas rodando, ainda teremos algumas que ficarão de reserva, visando suprir uma possível demanda, durante as manutenções que sempre precisam ser realizadas”, salientou.
Investimento – Cada ambulância custou cerca de R$ 194 mil e possui equipamentos como cilindros de oxigênio, colares cervicais, um desfibrilador automático, medicamentos, prancha de imobilização. Elas também contam com um sistema de monitoramento, via satélite.
Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a frota do Samu completamente renovada irá trazer mais qualificação e resolutividade para a rede de urgência e emergência. "Temos o Samu mais equipado do Brasil proporcionalmente. Com isso, nossos socorristas passam a chegar aos locais das ocorrências com mais celeridade, visando salvar a vida dos alagoanos em qualquer parte do Estado", explicou.
Equipamentos – Ainda em Arapiraca, foram entregues novos equipamentos para as unidades de saúde ligadas à Sesau. Além de seis monitores multiparâmetros, foram distribuídos seis cardioversores. O monitor multiparâmetro é um equipamento que mostra frequência cardíaca e nível de oxigenação no sangue. Já o cardioversor, é um equipamento similar a um desfibrilador, com a capacidade de emitir choque elétrico de maneira simultânea, para restaurar o batimento do coração quando é identificada uma arritmia ou fibrilação.
Dos novos equipamentos, oito foram destinados para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca; dois para a Unidade Quitéria Bezerra, em Água Branca; e dois para a Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas.
De acordo com Christian Teixeira, a aquisição desses novos equipamentos visa melhorar as unidades que já existem. “Além da construção de novos hospitais, também estamos investindo nas unidades do interior do Estado, em especial no Hospital de Emergência do Agreste, que terá os leitos triplicados, visando garantir a excelência no serviço de trauma no Agreste”, ressaltou.
Veja também
Últimas notícias

Sequestrador leva homem e cachorra, mas liberta apenas a vítima humana

Com mercado em choque, dólar desaba a R$ 5,62 no pós-tarifaço de Trump

Leonardo Dias aprova moção de apoio aos prisioneiros de 8 de janeiro

Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme

'Vovozona' é preso em Penedo durante Operação Epílogo, da SSP/AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
