Canapi nega nepotismo e diz que contratação de parentes é ‘reforço’
Prefeito nomeou pai como secretário; outros parentes ocupam cargos semelhantes
A Prefeitura de Canapi emitiu nota sobre suposta prática de nepotismo, após nomear parentes para cargos públicos do município. No último dia 02 de março, o prefeito de Canapi, Vinícius José Mariano de Lima, nomeou José Ariel de Lima Barbosa e José Hermes de Lima, para as secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, e de Assuntos Estratégicos.
José Hermes é ex-prefeito de Canapi e pai do atual prefeito - que já nomeou a mãe para a Assistência Social e dois tios para as secretarias de Obras e Administração Pública. Na portaria publicada em 02 de março há ressalva de que José Hermes não receberá proventos do cargo para o qual fora nomeado e que os valores serão revertidos ao município.
Além de ver com maus olhos a nomeação do ex-prefeito para o cargo de secretário, os eleitores questionam sua permanência no cargo público, em razão de uma condenação judicial datada de 2012, junto ao TRF, da 5ª região, em Recife (PE). A ação judicial decorre da Operação Gabiru, deflagrada pela PF em 2005 e que desarticulou uma quadrilha acusada de desviar milhões de reais da merenda escolar em Alagoas. Em razão dessa condenação ‘Zé Hermes’ como é conhecido, foi impedido de disputar as eleições em 2016.
Em nota, a prefeitura comemora a nova contratação e reafirma os benefícios da experiência política do ex-prefeito.
“Com a contratação e será um reforço em seu quadro administrativo. José Hermes, que é pai do Prefeito Vinícius Lima, chega para somar junto à administração, trazendo consigo uma considerável carga de experiência política e administrativa para agregar ainda mais valores à administração municipal”, disse a assessoria.
Em relação a condenação e o impedimento a qualquer cargo público, a assessoria informou que a decisão inicial proíbe a atuação em qualquer cargo, todavia, ele só fica impedido totalmente após transitado e julgado em todas as instancias, o que ainda não ocorreu.
O 7Segundos tentou contato com a PF, sem sucesso.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
