Técnicos do Ministério da Saúde visitam Arapiraca para conhecer cartilha

Técnicos do Ministério da Saúde visitam Arapiraca nesta segunda (23) e terça-feira (24), para conhecer o projeto “Cartilha Didática como incentivo ao uso de chás, cuidados com plantas tóxicas e pragas urbanas”, que foi o único selecionado em Alagoas, entre os 251 inscritos de todo o Brasil, no Laboratório de Inovação em Educação na Saúde.
O projeto, inscrito no eixo-temático “Integração ensino-serviço-comunidade”, foi selecionado através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca. Ele integra o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) GraduaSus, do curso de Ciências Biológicas da instituição.
A visita técnica é a terceira etapa do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, que pretende dar visibilidade a experiências exitosas dentro das temáticas propostas. Nesse contexto, Arapiraca aparece na lista dos 30 projetos selecionados e que recebem a visita do Ministério da Saúde (MS).
Na agenda desta segunda-feira, no primeiro dia dos técnicos do MS em Arapiraca, Manuelli Matias e Carlos Moreno Pinto foram recepcionados pela secretária Municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, que representou o prefeito Rogério Teófilo, no Centro Administrativo, acompanhada da equipe da pasta, da diretora do Campus Ufal Arapiraca, Eliane Cavalcanti, representantes da instituição, tutores, preceptores e estudantes do curso de Ciências Biológicas.
Parceria
“Arapiraca vive um feliz momento. Receber a visita do MS, sendo uma das experiências selecionadas em todo o Brasil, é a confirmação de que a administração municipal está no caminho certo, o de promover novas práticas em benefício da população”, destacou Aurélia Fernandes, que também ressaltou a importância da parceria com a Ufal.
Eliane Cavalcanti elogiou o fato de Arapiraca, por meio da parceria da Ufal e a Administração Municipal, citando o prefeito Rogério Teófilo como um incentivador, conquistar destaque nacional com execução de um projeto, único selecionado no estado, desenvolvido no interior. “Essa parceria tende a ser fortalecida com a inclusão de outros projetos”, ressaltou a diretora. “Quando se quer, se faz. E dá certo”, completou.
“O Laboratório de Inovação tem o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dar visibilidade a experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde. Arapiraca já está de parabéns por integrar essa lista”, afirmou Carlos Moreno Pinto.
Programação
Dentro da programação dos técnicos do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, uma visita ao Centro Administrativo Municipal, onde receberam as cartilhas elaboradas pelo PET Saúde – “Saúde cabe na xícara” e “Animais Fantásticos e onde habitam”; ao Centro de Apoio às Escolas do Campo Adalberto Saturnino de Almeida, localizado na comunidade Batingas; o campus da Ufal Arapiraca; unidades de saúde e escolas do município.
Veja também
Últimas notícias

Homem espia casal de amigos transando, e mulher se revolta: “Terror”

'Por que você não volta para seu país?', diz deputada dos EUA a repórter

Por que Marte é vermelho? Nova pesquisa derruba antiga teoria

Pedido da Starlink por satélites entra na pauta da Anatel

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
