Telefonia fixa no Brasil tem queda e registra 94,5 mil linhas a menos
Com os celulares se tornando cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, não é surpresa de que as linhas de telefone fixas estejam diminuindo. A prova disso é o serviço registrou redução de 94.503 linhas em março na comparação com fevereiro, segundo balanço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgado na última sexta-feira (27).
De acordo com os novos dados, o Brasil possui no momento um total de 40.459.554 linhas fixas em operação. Nos últimos 12 meses, a redução foi de 1.208.833 linhas.
A alta redução nas linhas fixas entre fevereiro e março se deu, principalmente, nos serviços prestados pelas concessionárias (empresas que operam as redes que já existiam no Brasil antes de 1998 quando ocorreu a privatização do setor). Ao todo, o segmento registrou 117.241 linhas a menos no período-- queda de 0,50%.
Entre as obrigações das concessionárias estão a de garantir a continuidade do serviço em toda a região na qual atuam e manter em funcionamento os orelhões. Tarifas e serviços são regulados pela Anatel.
Já para as empresas que começaram a atuar após a privatização -- chamadas de autorizadas-- o resultado foi ligeiramente positivo. Ao contrário das concessionárias, o segmento apresentou crescimento no número de linhas fixas, com o acréscimo de 22.738 linhas (0,13%).
O crescimento foi puxado pelos estados do Piauí, Rondônia e Distrito Federal. O Piauí apresentou crescimento de 3,64%, fechando março com 55.902 linhas; Rondônia com 3,28% e 19.441 linhas em março. Em terceiro lugar, o Distrito Federal apresentou crescimento de 2,67%, terminando março com 648.436 linhas.
Vale lembrar que neste caso as companhias não têm a obrigação de levar o serviço a toda área geográfica brasileira, nem de manter orelhões em funcionamento. Além disso, as tarifas não são reguladas.
Por outro lado, os estados do Ceará, Alagoas e Paraíba foram os que apresentaram as maiores quedas, com 1,47%; 1,22% e 1,21% linhas a menos, respectivamente.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
