OAB Arapiraca apresenta demandas ao CNJ
A diretoria da OAB de Arapiraca apresentou no dia de hoje (10) um expediente aos Juízes Auxiliares do CNJ que estão em Arapiraca promovendo uma inspeção no judiciário local.
No ofício protocolado fica claro que há uma defasagem de varas, de servidores e de juízes na comarca de Arapiraca.
As duas varas criminais estão abarrotadas de processos. Enquanto na capital há uma vara criminal pra 60 mil habitantes, em Arapiraca há uma vara para 129 mil habitantes.
Não é diferente com a vara da fazenda pública. Em Arapiraca apenas uma vara para atender aos anseios de toda a população local, diferentemente na capital que possui seis varas e um juizado específico para tais demandas.
Não menos problemáticos sãos os dois juizados cíveis e criminais, o primeiro juizado conta com um juiz substituto que só atua naquele local uma vez por semana, inviabilizando o desfecho dos processos, enquanto que o juiz titular está à disposição do Tribunal, atuando em Maceió.
O ofício também faz referência às varas cíveis, que são as mais caóticas, sobretudo, a sexta vara, considerada por toda a classe como a mais morosa da Comarca, a qual sofre com a falta de estrutura física e humana para uma atuação eficiente.
Segundo o presidente da OAB Hector Martins, os processos que tramitam aqui na Comarca sofrem excessivamente com a morosidade. São processos intermináveis e isso em face da precariedade estrutural e da ausência de magistrados durante toda a semana, boa parte deles estão em Arapiraca apenas dois ou três dias na semana, algo que inviabiliza a fluidez do serviço, explicou.
O Tribunal precisa enxergar Arapiraca, a segunda maior Comarca do Estado não pode sofrer essa atrofia, pois a sociedade perde quando não se tem justiça. O CNJ vem aqui para averiguar essa situação e ajudar na solução dos problemas, finalizou Hector Martins.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
