OAB Arapiraca apresenta demandas ao CNJ

A diretoria da OAB de Arapiraca apresentou no dia de hoje (10) um expediente aos Juízes Auxiliares do CNJ que estão em Arapiraca promovendo uma inspeção no judiciário local.
No ofício protocolado fica claro que há uma defasagem de varas, de servidores e de juízes na comarca de Arapiraca.
As duas varas criminais estão abarrotadas de processos. Enquanto na capital há uma vara criminal pra 60 mil habitantes, em Arapiraca há uma vara para 129 mil habitantes.
Não é diferente com a vara da fazenda pública. Em Arapiraca apenas uma vara para atender aos anseios de toda a população local, diferentemente na capital que possui seis varas e um juizado específico para tais demandas.
Não menos problemáticos sãos os dois juizados cíveis e criminais, o primeiro juizado conta com um juiz substituto que só atua naquele local uma vez por semana, inviabilizando o desfecho dos processos, enquanto que o juiz titular está à disposição do Tribunal, atuando em Maceió.
O ofício também faz referência às varas cíveis, que são as mais caóticas, sobretudo, a sexta vara, considerada por toda a classe como a mais morosa da Comarca, a qual sofre com a falta de estrutura física e humana para uma atuação eficiente.
Segundo o presidente da OAB Hector Martins, os processos que tramitam aqui na Comarca sofrem excessivamente com a morosidade. São processos intermináveis e isso em face da precariedade estrutural e da ausência de magistrados durante toda a semana, boa parte deles estão em Arapiraca apenas dois ou três dias na semana, algo que inviabiliza a fluidez do serviço, explicou.
O Tribunal precisa enxergar Arapiraca, a segunda maior Comarca do Estado não pode sofrer essa atrofia, pois a sociedade perde quando não se tem justiça. O CNJ vem aqui para averiguar essa situação e ajudar na solução dos problemas, finalizou Hector Martins.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
