População se assusta com proliferação de piolhos-de-cobra em Arapiraca
As paredes ficam tomadas pelos embuás que já estão invadindo as casas
Moradores de inúmeros bairros de Arapiraca estão assustados com a infestação de um bicho conhecido por embuá ou piolho-de-cobra. Esses animais, que geralmente são encontrados em cima de folhas, troncos ou pedras, estão sendo vistos com frequências em terrenos, ruas, calçadas, paredes e até mesmo dentro de residências.
O biólogo Rubens Pessoa, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) disse que não existe nada relacionado a prejuízos à saúde causados pelo embuá. No entanto alerta para que a população não use veneno para eliminar esses pequenos animais.
Segundo o professor Rubens, a mudança climática colaborou para a aparição dos piolhos-de-cobra que está em reprodução. Com a falta do animal predador, a espécie aparece em grande volume o que causa o desequilíbrio do sistema.
“A princípio o clima mudou e a população está em reprodução. Também faltam os predadores naturais que ocorre num sistema equilibrado. No sistema urbano todos esses elementos contribuem para esse desequilíbrio”, explica.
Não usar veneno
O biólogo destaca ainda que esses pequenos animais são decompositores e ajudam num ambiente limpo e com material orgânico para o solo. De acordo com o professor universitário, os embuás não provocam riscos à saúde.
“Eles não são nocivos, não chegam a tanto. Para as galinhas são um prato feito. Na eliminação não é bom usar veneno. O melhor é deixa o ciclo de reprodução completar e eles desaparecerão”, concluiu.
Ele considera que uma das possíveis explicações para invasão do piolho-de-cobra é que eles buscam lugares quentes e úmidos para se abrigarem, sobretudo nesta época do ano.
Manter ambientes limpos
A secretaria municipal de Saúde informou que o aumento no número populacional de embuás nesta época do ano é comum, devido o maior volume de chuvas. Diferente das centopeias (lacraias), as embuás (ou piolhos-de-cobra, como também são conhecidas) não são venenosas e tem um papel importante, pois são responsáveis por auxiliar na decomposição de madeira e folhas velhas, dos quais se alimenta.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca (CCZ), esses animais não causam nenhum risco para a Saúde Pública. Mas caso haja incômodo por parte da população, a dica é manter tanto os ambientes externos e internos das residências limpos, reduzindo a quantidade de água usada para regar plantas, mantendo jardins com o mínimo de material orgânico possível e substituindo esterco por outros tipos de fertilizantes. Essas ações acabam com os possíveis abrigos desses animais e os mantêm afastados das casas.
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
