Capacitação da Samu treina mais de 160 profissionais sobre técnicas de imobilização

Médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem iniciaram uma atualização em procedimentos de imobilização, promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O treinamento, que ocorre no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, foi iniciado nesta terça-feira (22) e prossegue até o dia 4 de junho.
As aulas contam com técnicas de imobilização da coluna vertical, membros superiores e inferiores; particularidades em imobilizar crianças e idosos, além da utilização correta do K.E.D, dispositivo utilizado para fazer retiradas rápidas, como por exemplo, do interior de um veículo. O treinamento é voltado para 168 profissionais de saúde do Samu Maceió e das 16 Bases Descentralizadas, ligadas à Central de Regulação da capital, além do Hospital Geral do Estado (HGE).
Para Tatiana Almeida, enfermeira e instrutora do NEP do Samu Maceió, a atualização segue as novas diretrizes da 8ª edição do PHTLS, protocolo internacional, utilizado pelos serviços de atendimento pré-hospitalares, envolvendo traumas. “Com esses treinamentos, nós teremos profissionais com conhecimento das mesmas técnicas, falando uma mesma linguagem. Esta atualização trará benefícios para a população, que terá socorristas ainda mais preparados e prestando um atendimento ágil e qualificado”, ressaltou.
Técnicas – Entre as técnicas treinadas, estão o rolamento e empranchamento do paciente, a utilização do colchão a vácuo, equipamento destinado ao deslocamento de pacientes em locais difícil acesso. Também fazem parte das técnicas, os procedimentos de realinhamento dos membros superiores e inferiores, que devem ser feitos antes da imobilização.
Entre os profissionais que estiveram presentes na primeira turma, a técnica de enfermagem, Juliana Trindade, destacou a importância do treinamento. A socorrista já está no Samu há 13 anos, mas, por problemas de saúde, ficou quatro anos afastada das ocorrências de rua.
“Voltei para as viaturas faz menos de um mês e essa atualização veio no momento certo para mim. Treinamentos são sempre importantes para nós que estamos diariamente na rua, lidando com vidas. Saber lidar corretamente com a situação de determinado paciente é importante para não agravar esse quadro de saúde”, disse Juliana Trindade.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
