Ifal Arapiraca é finalista do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’
Competição tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo entre os jovens

O projeto desenvolvido por quatro alunos do Ifal Arapiraca vai ser conhecido nesta sexta-feira, dia 1º, por grandes profissionais de marketing, inovação e vendas do Nordeste. A ideia é finalista do desafio ‘Empreender grande, desde pequeno’ do Trakto Marketing Show, considerado o maior evento da área na região.
O ‘Sensor Smart’ foi criado pelos alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, sob a orientação do professor Fernando Tenório. A turma é do primeiro ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio e teve a ideia de ajudar pequenos agricultores rurais com um sensor de umidade.
“Ele usa a condutividade elétrica do solo para converter em umidade. Então, o sensor consegue ligar ou desligar o sistema de irrigação”, explicou Arthur Ribeiro, que vai representar a equipe no evento. Arthur vai ter três minutos para explicar como o sistema funciona e convencer o público sobre a viabilidade e os benefícios do projeto.
De acordo com o professor Fernando Tenório, o ‘Sensor Smart’ foi pensado com o objetivo de reduzir custos e garantir a sustentabilidade dos recursos utilizados. “Quando a gente tem umidade no solo, tem conectividade no solo, então o sensor vai detectar uma certa voltagem ali. Diante disso, os alunos utilizaram os conhecimentos das aulas de Informática para desenvolver um software que interpreta os dados para ligar ou desligar o sistema de irrigação. E o melhor, é um negócio de baixo custo e se adapta a qualquer sistema de irrigação”, garantiu o professor.
Em abril, o projeto foi aprovado para a segunda etapa do Avant IF, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. Ao todo, sete equipes do Ifal Arapiraca foram para a segunda etapa do evento, que aconteceu no campus de Santana do Ipanema, onde o projeto do ‘Sensor Smart’ foi divulgado pela primeira vez.
No Trakto Marketing Show, o desafio é proposto pelo jovem empreendedor Davi Braga, alagoano que aos 13 anos criou uma startup. Os demais finalistas são Lucas Vicente dos Santos, Mateus de Albuquerque W. Freire e Daniel Adam Farias Lima. A competição está marcada para acontecer na sexta, segundo dia do evento, às 18h50. O vencedor da disputa vai levar um notebook para casa.
Veja também
Últimas notícias

Morre empresária arapiraquense Maria de Lourdes esposa de José Mazzarope

Infectologista da Sesau alerta sobre como se proteger de doenças virais respiratórias

Lula reclama do preço do ovo e procura por ‘ladrão’: ‘Alguém está passando a mão’

Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reúso de efluentes

Paulo Dantas entrega pavimentação em Major Izidoro

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
