Mudanças climáticas aumentam atendimento no Hospital Regional
As mudanças de temperatura já aumentaram o número de atendimentos ambulatoriais no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho. A elevação aconteceu nas três primeiras semanas do mês de maio, evidenciando a necessidade de prevenção da população para as doenças virais, como a gripe e a dengue.
Segundo a gerente Técnica, enfermeira Andreia Costa, o aumento no período foi de 18,8%, se comparado ao mês passado. Até 24 de maio o Hospital Regional já contabilizava 9729 atendimentos, contra 8239, de abril. Ainda segundo ela, num único dia, foram 516 pacientes atendidos no ambulatório. “Os sintomas mais comuns são os de viroses, com febre, dores no corpo e diarreias”, explicou.
O período das chuvas (fazendo com que a população fique em ambientes mais fechados e, portanto, exposta a mais riscos de contágio de doenças virais); a proliferação do mosquito da dengue, a falta de água em residências são fatores preponderantes para o aumento dos casos de algumas doenças.
Nessas ocorrências, os especialistas recomendam hábitos de prevenção básicos, como: lavar as mãos com frequência; se manter agasalhado; evitar locais de aglomeração e, sobretudo, seguir as orientações básicas de controle da dengue.
“A população nunca deve achar que está livre da doença. A prevenção sempre será o melhor remédio”, comentou o diretor Médico, Ulisses Pereira.
Ele ainda ressaltou a necessidade de mais investimentos nos postos de saúde - local de triagem para os atendimentos. “O Regional não tem condições físicas nem humanas para cuidar sozinho dessa população. É preciso que município e Estado estejam alerta e fortaleçam os cuidados na prevenção e também no atendimento”, comentou.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
