Tarifa da Casal terá reajuste de 5,88% a partir de 1º de julho

Os serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) serão reajustados em 5,88% a partir de 1º de julho deste ano. A autorização para o reajuste foi publicada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30).
A medida levou em conta um estudo realizado pela Companhia e encaminhado à Arsal, que apontou elevação de custos operacionais e de investimentos nos últimos 12 meses.
Um dos insumos mais utilizados pela Casal e que mais sofreu reajuste foi a energia elétrica, que teve aumento de aproximadamente 25% de 2017 até agora. A empresa possui centenas de conjuntos motobombas em seus sistemas que são responsáveis por conduzir a água dos mananciais para as estações de tratamento e, destas, para as estações elevatórias, reservatórios e rede de distribuição.
Há ainda os conjuntos motobombas dos sistemas de esgotamento sanitário, que funcionam 24 horas por dia. Em todos eles, o consumo de energia elétrica é elevado. Os produtos químicos utilizados no tratamento da água, por sua vez, tiveram aumento médio de 7,92%.
O reajuste tarifário autorizado pela Arsal para os serviços da Companhia atende ao que estabelecem a Lei Nacional de Saneamento (11.445/2007) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que determina a publicação do aumento com pelo menos 30 dias de antecedência.
A medida passa a valer a partir do dia 1º de julho e terá validade de pelo menos 12 meses, ou seja, até junho de 2019. O reajuste contempla todas as categorias de consumidores da Casal – residenciais, comerciais, industriais e públicos.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
