Campanha contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, a medida foi adotada em decorrência do impacto da paralisação dos caminhoneiros nos atendimentos em serviços de saúde. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira (1º de junho). Em Arapiraca, as Unidades Básicas de Saúde seguem com a imunização para os grupos prioritários.
A meta do ministério é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha. Até o momento, Arapiraca (82,73%) supera o índice de imunização do Brasil (69,65%) e Alagoas (77,61%). Entretanto, a secretária Municipal de Saúde, Karine Alécio Lima, chama a atenção para a vacinação das crianças. “Nossa maior dificuldade está sendo em relação à imunização das crianças. Apenas 71,28% delas receberam a dose. As famílias precisam ficar atentas ao prazo e a importância da vacina na prevenção do vírus da gripe”, destacou.
Público-alvo
Recebem a dose: pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses aos menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.
Também serão imunizados os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
Campanha
Com o slogan “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido”, a 20º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que teve início no dia 23 de abril, segue até 15 de junho. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, de acordo com determinação da OMS, o A/H1N1, A/H3N2 e influenza B).
Veja também
Últimas notícias

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
