Brasil pode ser a bola da vez dos emergentes a cair, diz guru dos mercados
Mohamed El-Erian afirma que BC tem pouca margem para errar em meio à turbulência financeira
Mohamed El-Erian, economista e guru dos mercados internacionais, alertou nesta quarta-feira (6) para o fato de que o Brasil pode ser o próximo emergente a entrar em crise financeira.
"Depois da Argentina e da Turquia, o Brasil é o próximo", questionou El-Erian em um tuíte, que veio acompanhado de um gráfico que mostra a disparada do dólar em relação ao real.
"A recente queda moeda coloca o Banco Central em uma posição complicada, e há pouca margem para erro, e suas ações estão sendo monitoradas de perto pelos mercados doméstico e externo."
El-Erian é consultor-chefe de economia da Allianz, grupo multinacional alemão de seguros e serviços financeiros. Mas foi na gestora de investimentos Pimco, da qual foi presidente-executivo, que o economista se projetou, no papel de maior administrador de fundos de mercados emergentes do mundo.
Em 2002, quando os mercados enfrentavam turbulência em razão do temor sobre a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, El-Erian foi contra a corrente e comprou títulos da dívida brasileira.
Nesta quarta, o real voltou a se depreciar em relação ao dólar, na contramão da maioria das demais moedas, que se fortaleceram. A moeda fechou cotada a R$ 3,838, maior cotação desde 2 de março de 2016, e acumula alta de 16% em relação ao real neste ano.
Entre as 31 principais divisas do mundo, o real registra a 3º maior desvalorização ante o dólar no ano. Perdeu 14%, atrás apenas das moedas da Argentina (-25,11%) e da Turquia (-16,82%).
No mês passado, a Turquia teve de elevar os juros para conter a desvalorização de sua moeda, a lira turca.
A Argentina, por sua vez, torrou bilhões de dólares de suas reservas internacionais a fim de defender o peso, sem sucesso. O banco central elevou os juros a 30% ao ano, mas o país teve de recorrer a um socorro do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Com as turbulências nos mercados, o Banco Central do Brasil interrompeu, no mês passado, o ciclo de queda dos juros. Anunciou também uma sucessão de leilões no mercado de câmbio para tentar conter a desvalorização do real.
Veja também
Últimas notícias
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Militares são convocados para evento com presença do presidente Lula em Maceió
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
