Defensoria recomenda gratuidade em segunda via do RG para hipossuficientes
A gratuidade da segunda via da Carteira de Identidade é tema de uma recomendação enviada pela Defensoria Pública do Estado aos 13 municípios situados na área da 7ª Coordenadoria Regional – Bacia Leiteira, na tarde desta segunda (18).
O documento, assinado pela coordenadora da 7ª Regional, defensora pública Bruna Rafaela Cavalcante, solicita que as prefeituras, através de suas secretarias de Assistência Social, adotem providências imediatas que garantam ao público hipossuficiente, sobretudo, à população em situação de rua, o acesso gratuito à segunda via do Registro Geral e demais documentos necessários para a identificação do cidadão.
A recomendação foi encaminhada para os municípios de Cacimbinhas, Minador do Negrão, Dois Riachos, Batalha, Belo Monte, Jacaré dos Homens, Major Isidoro, Jaramataia, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Igaci, Quebrangulo e Paulo Jacinto.
De acordo com a defensora, há uma demanda constante de solicitações do auxílio da Defensoria Pública para atuar junto ao Instituto de Identificação pela gratuidade do documento.
“Infelizmente, a taxa cobrada para retirada da segunda via do RG inviabiliza o acesso ao documento para a parcela hipossuficiente da população. Antes, a Defensoria Pública oficiava o Instituto de Identificação solicitando a gratuidade, mas o órgão começou a negar os pedidos – com razão, visto que não existe uma lei estadual que ampare tal gratuidade. Assim, decidimos buscar o Poder Executivo municipal, através das secretarias de Assistência Social, que é órgão que tem por dever efetivar direitos sociais e de cidadania aos munícipes, para que eles adotem uma solução imediata para o problema”, explica.
A recomendação estipula prazo de 30 dias para a adoção das medidas e apresenta a possibilidade da assinatura de um Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta entre os municípios e a instituição.
Veja também
Últimas notícias
Governador destaca Hospital Metropolitano do Agreste e novos investimentos para Arapiraca
Paulo Dantas abre ano legislativo e destaca obras, hospitais e crescimento econômico em Alagoas
Criança morre após ser soterrada e outra fica ferida em desabamento de barreira em Roteiro
MEC divulga pré-seleção do Fies no primeiro semestre
Carnaval 2026 em AL registra queda histórica de homicídios e nenhum caso de feminicídio
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
