Comportamento

Arte ganha forma no presídio e encanta visitantes em renomadas feiras do País

Cerca de trezentos produtos de diferentes tipos estão expostos na maior feira de artesanato da América Latina

Por Agência Alagoas 06/07/2018 12h12
Arte ganha forma no presídio e encanta visitantes em renomadas feiras do País
Artesanato produzido na fábrica da esperança - Foto: Reprodução

A 19ª edição da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, iniciou-se na última quarta-feira (4) e vai até dia 15 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. E, novamente, os produtos confeccionados pelas reeducandas na Fábrica de Esperança, no Complexo Prisional Alagoano são destaque na exposição com sua riqueza de detalhes.

Mais de vinte tipos de produtos da Fábrica estão em exposição, totalizando mais de trezentos itens. As peças são confeccionadas em madeira, filé e tenerife, técnicas ensinadas nas oficinas da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL) da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Apenas no primeiro dia do evento já foram comercializadas 47 peças. A expectativa é que a grande visibilidade aumente o volume das vendas. Os recursos arrecadados são destinados ao Fundo Penitenciário e utilizado na aquisição de novos materiais para fomentar os trabalhos nas oficinas.

A gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andréa Rodrigues, lembra que este é um momento singular para a Fábrica de Esperança. “Nosso produto é a Ressocialização. As pessoas já vêm direto pra o stand de Alagoas, por saberem que são produtos de qualidade, com base na feira do ano passado”, afirma a agente penitenciária.

Além da Fenearte, novas agendas nacionais estão marcadas para mostrar o trabalho ressocializador desenvolvido em Alagoas. Destaque para Mostra Laboral, em Florianópolis, entre os dias 23 e 27 de julho; o Salão de Artesanato, em São Paulo, de 7 a 11 de novembro; além da Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte, entre os dias 4 e 9 de dezembro.